Por Sebastião Luiz de Mello
Quem deseja crescer profissionalmente precisa se planejar. Empresas podem contribuir nesse processo, aliando seus interesses corporativos com as expectativas profissionais do funcionário.
Houve uma época que as pessoas entravam na empresa e, com o passar do tempo, iam alcançando postos mais elevados no emprego, sem muito esforço. Hoje, com as constantes mudanças no cenário econômico, as organizações passaram a exigir dos profissionais mais empenho, estudo e dedicação. Para manter-se competitivo no mercado de trabalho, a recomendação é: fazer planejamento de carreira.
Por meio desse plano, a pessoa terá, em mãos, um roteiro que ela deverá seguir para alcançar uma meta profissional. Não existe uma fórmula pronta, mas quem se planeja tem mais chances de sucesso.
Para começar, o profissional precisa saber onde está e qual o ponto quer chegar na carreira. A partir de então, basta elaborar uma estratégia para alcançar a meta desejada, levando em consideração o perfil pessoal e profissional, projeto de vida e uma análise do mercado. Somado a isso, é importante estar preparado para mudanças e analisar as muitas variáveis envolvidas no processo.
As empresas podem ajudar nesse processo, conciliando as expectativas do profissional com as suas necessidades organizacionais. A gestão de carreira deve ser compartilhada. Por isso, é cada vez maior o número de corporações que oferecem treinamento aos seus colaboradores. Mais do que um simples custo, a medida é considerada um grande investimento, ressaltando que investir no capital humano é considerado, ainda, uma forma de reter talentos.
Há no mercado diversas formas de aprimoramento técnico e comportamental. As oportunidades vão desde os tradicionais programas de especialização, aos mais novos cursos on-line. As empresas podem fazer parcerias com universidades, escolas ou com o próprio Sebrae e SENAC. O importante é o gestor entender que essa é uma prática que traz inovação e aumenta a competitividade da empresa.
carreira, planejamento, profissão, profissionais, gerenciamento, estudos, investimento, capital, humano, assessoria, empresa, administração, competitivo, profissional
Fonte: Administradores.com
Link: http://administradores.com.br/informe-se/artigos/voce-ja-fez-o-seu-planejamento-de-carreira/53219/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.