Social Icons

segunda-feira

Plano de carreira: de olho nos objetivos


           Quando fazemos as coisas sem planejar corremos um grande risco de saírem erradas e você não vai querer isso para a sua vida. Fazer um planejamento de carreira não é um bicho de sete cabeças. Se você pretende ser um profissional de sucesso e ainda não tem um, é melhor começar já. O documento é um mapa da trajetória pretendida pela pessoa ao longo do exercício de alguma atividade visando ter o domínio da posição no mercado e empregabilidade.

          O plano é mais do que o gerenciamento da carreira. É um comprometimento que fazemos com nós mesmos de obter determinados bens, conhecimentos, atividades ou funções profissionais mantendo o foco nos resultados com períodos de tempo definidos. Uma meta sem um plano é só um desejo.

          O primeiro passo é ter um objetivo. Assim como você não faz uma viagem sem saber o destino, providenciar aquisição das passagens, seguro, vacinas, hotel, aluguel de veículos e roupas apropriadas, na profissão não é diferente. É preciso conhecer os cursos, ferramentas e tempo necessário para se atingir determinado cargo. Ao contrário do que muitos pensam, isto é simples e não dá muito trabalho.

          Para o acompanhamento das metas, tudo se resolve numa planilha. Descreva os alvos, ferramentas e períodos para realização das ações. Não há um modelo estabelecido, trata-se de colocar no papel o que sabemos que queremos. O chamado item de controle também é importante, porque é o marco que vai determinar o cumprimento da tarefa, como, por exemplo, obter um certificado.

Etapa 1 – Definição dos objetivos profissionais ou pessoais a curto, médio e longo prazo.

Etapa 2 – Pesquise o mercado de trabalho, concorrentes e empresas em que deseja trabalhar. Saiba tudo sobre a sua área de atuação.

Etapa 3 – Faça uma análise do eu pode oferecer ao mercado e desenvolva suas habilidades e competências pessoais.

Etapa 4 – Você é o seu produto, promova-se! Use cartões de visita, faça networking, crie um blog ou comunidade, participe de grupos com pessoas influentes, redes sociais e utilize o potencial da Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.