Social Icons

quinta-feira

Você sabe o que é ABNT e pra que serve?


Primeira edição do Boletim da ABNT em 1947. Em www.abnt.org.br

          A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1940, responsável pela padronização de normas e técnicas usadas em diversas áreas, inclusive no meio acadêmico. Os estudantes podem e devem consultar o que se espera, em termos de formatação, da elaboração de trabalhos, teses, monografias ou dissertações. A criação do órgão foi, também, fundamental para o crescimento e reconhecimento internacional do parque industrial brasileiro.

         Quase tudo o que lemos, vemos  ou manuseamos é criado dentro de um padrão, que permite identificar o produto e dividir em categorias. Ao contrário da manufatura artesanal, estas peças são construídas em conformidade com dimensões, características e design específicos, instituindo uma linguagem comum: a organização do “saber fazer” no processo industrial, ou codificação. 

         No Brasil colonial, sem universidades, a presença dominante das nações europeias tinha grande peso político e econômico. Foram iniciados os comitês, com normas e termos técnicos a serem usados pela indústria e pela academia, dando início à ampliação do processo internacional de normatização.

         Após a II Guerra Mundial, foi criada a International Organization for Standardization (ISO), que somada a outras iniciativas, cooperou para o plano internacional de reconstrução dos países enfraquecidos pelo conflito. A ISO começou oficialmente a partir de 1947 e, cada vez mais, funciona como modo eficiente de transferência de conhecimento e tecnologia. A partir daí, todos perceberam as vantagens da normatização como fator de competitividade para a concorrência internacional.

         A partir dos anos 60, as normas relativas a trabalhos individuais e propriedade intelectual também foram incluídas.  O aluno deve conhecer e utilizar estas regras que estabelecem o tamanho da letra, configurações de página, bibliografia, citações, elementos pré-textuais, figuras, dedicatória, assinatura, numeração das páginas e gráficos, pois serão avaliados pelos professores.

         É preciso atenção também às regras específicas, estabelecidas pela instituição de ensino e orientadores. As informações sobre a formatação padrão para um trabalho universitário pode ser consultada no link do órgão .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.