quinta-feira
Aperto de mãos: muito mais do que um cumprimento
O aperto de mãos tem diversas histórias sobre sua origem. No Antigo Egito a mão estendida representava o ato de dar ou receber. No tempo em que cada pessoa carregava uma arma, o gesto era um sinal de paz. Em ambiente corporativo, apertar as mãos de alguém coloca em jogo poder, respeito, imagem e marketing pessoal.
Além de conhecer as regras de etiqueta, mostrar segurança neste momento pode fazer a diferença na sua carreira. Um aperto de mãos não deve ser menosprezado e pode causar uma boa ou má impressão, a perda ou fechamento de um grande negócio. Para demonstrar firmeza e segurança, olhe nos olhos do interlocutor e mantenha uma boa postura.
Não estenda a mão para grande número de pessoas em uma reunião, superior hierárquico ou pessoa mais velha, nem a alguém que se encontre em uma mesa de refeição ou hospital. Alguns procedimentos básicos devem ser observados:
- não sacuda as mãos mais do que três vezes.
- não provoque dor esmagando os dedos da outra pessoa.
- não pegue a mão da outra pessoa com as pontas dos dedos.
- não segure a mão da outra pessoa por muito tempo.
- quem estende a mão com a palma pra baixo indica desejo de controle, enquanto que as palmas para cima, ao contrário, demonstram submissão.
- aperto feitos com as duas mãos conotam intimidade e carinho.
- se você é novo na empresa, um aperto de mão muito forte no seu chefe pode demonstrar excesso de confiança.
A qualidade do cumprimento influencia também as boas avaliações dos recrutadores. O aperto de mão é muito observado nas entrevistas presenciais de profissionais de negócios, sendo considerado rico em significados.
Em ambiente corporativo o aperto de mão é um dos elementos cruciais para causar uma boa impressão. Use quando for apresentado a alguém, fechar um negócio ou parabenizar um funcionário, amigo ou chefe.
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