Fonte: http://pt.wix.com |
As redes sociais são um fenômeno poderoso de comunicação, que não pode ser ignorado. Fazer parte da rede, porém, requer certos cuidados com a imagem e exposição pública. Enquanto uns usam perfis para mostrar os pontos fortes, ressaltar habilidades e fazer publicações que ajudem o desenvolvimento profissional, outros simplesmente aproveitam a oportunidade para destruir a imagem e a carreira.
Muitas pessoas acham que o perfil no Facebook não tem nada a ver com o trabalho. Mas a partir do momento que você associa o nome da sua empresa ou categoria profissional, a coisa muda de figura. Principalmente as grandes organizações, possuem monitoramento de marca e certamente localizam e fiscalizam as páginas dos funcionários, colaboradores e fornecedores.
É fácil e rápido queimar o filme nas redes sociais. Para evitar prejudicar a sua imagem, tome alguns cuidados:
FOTOS - É comum vermos fotos de advogados de biquíni, médicos bêbados em festas e mesas de bar, professores na última farra da faculdade. O que acontece na balada, fica na balada! Não publique imagens com bebidas, nem marque os amigos, principalmente os do trabalho.
TEXTO - Pesquisas mostram que vários candidatos já foram dispensados por postagens indevidas nas redes sociais. Evite erros de português e palavrões.
USO NO TRABALHO - Ainda são poucas as empresas que possuem manual de boas práticas em relação ao uso das redes sociais no trabalho, material que informa aos funcionários o que pode e o que não pode ser feito durante o expediente. Se a organização na qual você trabalha não divulgou este documento, só resta o bom senso. Ficar postando piadinhas, tirinhas, convites para jogos, reclamar do chefe e colegas e, principalmente, divulgar imagens da sala e instalações de trabalho não é indicado na maioria dos casos e pode causar demissão.
Manter um perfil em rede social mostra que você está atualizado, antenado com as mudanças e tendências tecnológicas e que tem uma boa rede de contatos e amigos. Com a velocidade e quantidade de informações compartilhadas é preciso pensar no seu marketing pessoal, usando a rede a seu favor e evitando as repercussões negativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.