Social Icons

16 novembro 2011

99 sugestões de tema para TCC/Monografia em Administração

Os temas listados abaixo são ligados à administração, marketing, logística, recursos humanos, gestão da informação, comércio exterior, contabilidade etc. Você pode utilizar algum deles em seu TCC ou apenas tê-los como inspiração para outro tema que lhe interesse.
É importante ressaltar, também, que o aluno precisa escolher um tema que ele goste de escrever, que seja interessante para sua área de atuação no futuro etc. Enfim, ele deve escrever sobre aquilo que gosta e que terá prazer em produzir nos próximos meses. Pense direto e faça a melhor escolha, ok?
Então vamos à lista de sugestões de temas para TCC/Monografia em Administração:
  1. Gestão de RH nas pequenas empresas;
  2. Governança Corporativa;
  3. Marketing Esportivo;
  4. As mulheres e o mercado de trabalho;
  5. CRM “Customer Relationship Management” (Gerência do relacionamento com o cliente)
  6. Ética nas relações de trabalho
  7. Qualidade em projetos de exportação;
  8. Comércio exterior;
  9. Logística reversa;
  10. O impacto das mudanças nas organizações;
  11. A importância da tecnologia da informação nas tomadas de decisões ;
  12. Comunicação x Informação;
  13. Sistemas de informação (PED) e as estratégias empresariais;
  14. Empresas modelos: a influência da certificação ISO e PNQ;
  15. Auditoria financeira;
  16. Endomarketing;
  17. Gestão de Projetos;
  18. Desafios da gestão em uma empresa familiar;
  19. GRIS – Gerenciamento de risco
  20. Planejamento estratégico;
  21. O meio ambiente e as empresas;
  22. A motivação no ambiente de trabalho;
  23. A competividade nas micro e pequenas empresas;
  24. Ação preventiva na Administração;
  25. Administração participativa;
  26. Administração por objetivos (MBO);
  27. Os jovens administradores e o mercado de trabalho;
  28. Ambiente Organizacional;
  29. O método Kaizen;
  30. SASSMAQ (Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade no Transporte);
  31. Gestão no ensino universitário dos cursos de Administração;
  32. O método Kanban;
  33. Análise de desempenho;
  34. Balanced scorecard;
  35. Clima e cultura Organizacional;
  36. Estilos de liderança;
  37. A Administração pública como facilitadora do desenvolvimento social e econômico;
  38. A mudança de comportamento da indústria com o advento da responsabilidade social;
  39. O código de ética como influenciador do ambiente interno das organizações;
  40. Sociedade de conhecimento: mito ou realidade;
  41. Empowerment;
  42. Gerenciamento estratégico de armazenagem e transporte;
  43. Desenvolvimento econômico da região/cidade X;
  44. Planejamento estratégico;
  45. Modelos organizacionais;
  46. Qualidade de vida x qualidade no trabalho;
  47. Análises financeiras e o administrador atual;
  48. Gestão ambiental;
  49. A importância de se criar marcas próprias;
  50. Inteligência Emocional;
  51. Capital Intelectual;
  52. Empreendedorismo;
  53. Gestão por competências;
  54. Gestão hoteleira;
  55. E-learning;
  56. E-commerce;
  57. Práticas modernas na gestão de pessoas;
  58. A qualidade do atendimento como fator de crescimento empresarial;
  59. Equipes autogerenciáveis: conquistas e desafios;
  60. Sistema de gestão inteligente: ferramentas MRP e CPM voltadas ao cliente;
  61. Marketing de varejo;
  62. Estratégias de lançamento de um produto;
  63. Integração empresa e sociedade;
  64. Criação de novas empresas;
  65. Os novos rumos do RH nas empresas;
  66. Marketing pessoal: planejamento e estratégias para o desenvolvimento do indivíduo
  67. Pesquisa em marketing;
  68. Retorno sobre investimento – análise das alternativas metodológicas na decisão (tomada de decisão);
  69. Responsabilidades civis e penais do administrador/empresário;
  70. Concorrência desleal – ética e sigilo empresarial;
  71. Propaganda enganosa/abusiva;
  72. Marketing Invisível;
  73. O marketing e o consumidor no Brasil;
  74. Proteção aos direitos do consumidor em face de produtos com defeitos e vícios;
  75. Nicho de mercado;
  76. Importância do slogan para o marketing;
  77. Marketing de produto;
  78. Marketing político;
  79. Marketing das empresas de comunicação: TV, jornais e rádios;
  80. Relacionamento marketing/sociedade;
  81. Marketing de patrocínio: associação da imagem do produto ao evento patrocinado;
  82. Mercado financeiro;
  83. Responsabilidade social;
  84. Multimodalidade: a redução de custo pela unificação do contrato de transporte;
  85. A evolução dos regimes aduaneiros e os recintos alfandegados;
  86. Projeto de internacionalização de PME’s;
  87. Exportação de serviços no Brasil;
  88. Geração de valor para os acionistas;
  89. EVA: Economic Value Added;
  90. Fusão e aquisição de empresas;
  91. Custos da qualidade e da não-qualidade;
  92. A importância da Contabilidade para o administrador;
  93. A Contabilidade como instrumento de gestão;
  94. Gestão de custos no mundo globalizado;
  95. Comunicação interna e a visibilidade da empresa;
  96. Comunicação não-verbal nas organizações;
  97. A formação acadêmica facilitadora do progresso profissional;
  98. Treinamento profissional: ferramenta empresarial;
  99. Eficácia dos instrumentos de avaliação na entrevista de seleção;
* Os temas listados acima foram selecionados a partir de temas colhidos na internet e também em trabalhos acadêmicos já realizados.

4 comentários:

  1. Opa,boa tarde,Olha eu aqui denovo,blog muito bom,sempre que dá passo por aqui,continua postando ai,quero ver isso aqui cada vez melhor,alguem ai sabe desse site http://www.rastreadorgps.org/ ? to querendo saber se é bom,dizem que rastrea carro,moto,pessoas até...alguem ja ouvir falar?abraços,bom trabalho ai com o blog que ta fera!

    ResponderExcluir
  2. Anderson, que bom que gosta do blog. Agradecemos a participação!

    ResponderExcluir
  3. Copiar e colar passa o erro pra frente, sugestão 14 é certificação ISO e não ISSO.

    ResponderExcluir
  4. Ana Emilia, você tem toda a razão. Por este motivo, desde o ano passado contratamos profissional de comunicação para produção de conteúdo exclusivo. Esperamos que estejam gostando. Agradecemos o seu comentário, pois poderemos corrigir o post de acordo. Grande abraço!

    ResponderExcluir

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.