Os temas listados abaixo são ligados à administração, marketing, logística, recursos humanos, gestão da informação, comércio exterior, contabilidade etc. Você pode utilizar algum deles em seu TCC ou apenas tê-los como inspiração para outro tema que lhe interesse.
É importante ressaltar, também, que o aluno precisa escolher um tema que ele goste de escrever, que seja interessante para sua área de atuação no futuro etc. Enfim, ele deve escrever sobre aquilo que gosta e que terá prazer em produzir nos próximos meses. Pense direto e faça a melhor escolha, ok?
Então vamos à lista de sugestões de temas para TCC/Monografia em Administração:
É importante ressaltar, também, que o aluno precisa escolher um tema que ele goste de escrever, que seja interessante para sua área de atuação no futuro etc. Enfim, ele deve escrever sobre aquilo que gosta e que terá prazer em produzir nos próximos meses. Pense direto e faça a melhor escolha, ok?
Então vamos à lista de sugestões de temas para TCC/Monografia em Administração:
- Gestão de RH nas pequenas empresas;
- Governança Corporativa;
- Marketing Esportivo;
- As mulheres e o mercado de trabalho;
- CRM “Customer Relationship Management” (Gerência do relacionamento com o cliente)
- Ética nas relações de trabalho
- Qualidade em projetos de exportação;
- Comércio exterior;
- Logística reversa;
- O impacto das mudanças nas organizações;
- A importância da tecnologia da informação nas tomadas de decisões ;
- Comunicação x Informação;
- Sistemas de informação (PED) e as estratégias empresariais;
- Empresas modelos: a influência da certificação ISO e PNQ;
- Auditoria financeira;
- Endomarketing;
- Gestão de Projetos;
- Desafios da gestão em uma empresa familiar;
- GRIS – Gerenciamento de risco
- Planejamento estratégico;
- O meio ambiente e as empresas;
- A motivação no ambiente de trabalho;
- A competividade nas micro e pequenas empresas;
- Ação preventiva na Administração;
- Administração participativa;
- Administração por objetivos (MBO);
- Os jovens administradores e o mercado de trabalho;
- Ambiente Organizacional;
- O método Kaizen;
- SASSMAQ (Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade no Transporte);
- Gestão no ensino universitário dos cursos de Administração;
- O método Kanban;
- Análise de desempenho;
- Balanced scorecard;
- Clima e cultura Organizacional;
- Estilos de liderança;
- A Administração pública como facilitadora do desenvolvimento social e econômico;
- A mudança de comportamento da indústria com o advento da responsabilidade social;
- O código de ética como influenciador do ambiente interno das organizações;
- Sociedade de conhecimento: mito ou realidade;
- Empowerment;
- Gerenciamento estratégico de armazenagem e transporte;
- Desenvolvimento econômico da região/cidade X;
- Planejamento estratégico;
- Modelos organizacionais;
- Qualidade de vida x qualidade no trabalho;
- Análises financeiras e o administrador atual;
- Gestão ambiental;
- A importância de se criar marcas próprias;
- Inteligência Emocional;
- Capital Intelectual;
- Empreendedorismo;
- Gestão por competências;
- Gestão hoteleira;
- E-learning;
- E-commerce;
- Práticas modernas na gestão de pessoas;
- A qualidade do atendimento como fator de crescimento empresarial;
- Equipes autogerenciáveis: conquistas e desafios;
- Sistema de gestão inteligente: ferramentas MRP e CPM voltadas ao cliente;
- Marketing de varejo;
- Estratégias de lançamento de um produto;
- Integração empresa e sociedade;
- Criação de novas empresas;
- Os novos rumos do RH nas empresas;
- Marketing pessoal: planejamento e estratégias para o desenvolvimento do indivíduo
- Pesquisa em marketing;
- Retorno sobre investimento – análise das alternativas metodológicas na decisão (tomada de decisão);
- Responsabilidades civis e penais do administrador/empresário;
- Concorrência desleal – ética e sigilo empresarial;
- Propaganda enganosa/abusiva;
- Marketing Invisível;
- O marketing e o consumidor no Brasil;
- Proteção aos direitos do consumidor em face de produtos com defeitos e vícios;
- Nicho de mercado;
- Importância do slogan para o marketing;
- Marketing de produto;
- Marketing político;
- Marketing das empresas de comunicação: TV, jornais e rádios;
- Relacionamento marketing/sociedade;
- Marketing de patrocínio: associação da imagem do produto ao evento patrocinado;
- Mercado financeiro;
- Responsabilidade social;
- Multimodalidade: a redução de custo pela unificação do contrato de transporte;
- A evolução dos regimes aduaneiros e os recintos alfandegados;
- Projeto de internacionalização de PME’s;
- Exportação de serviços no Brasil;
- Geração de valor para os acionistas;
- EVA: Economic Value Added;
- Fusão e aquisição de empresas;
- Custos da qualidade e da não-qualidade;
- A importância da Contabilidade para o administrador;
- A Contabilidade como instrumento de gestão;
- Gestão de custos no mundo globalizado;
- Comunicação interna e a visibilidade da empresa;
- Comunicação não-verbal nas organizações;
- A formação acadêmica facilitadora do progresso profissional;
- Treinamento profissional: ferramenta empresarial;
- Eficácia dos instrumentos de avaliação na entrevista de seleção;
Anderson, que bom que gosta do blog. Agradecemos a participação!
ResponderExcluirCopiar e colar passa o erro pra frente, sugestão 14 é certificação ISO e não ISSO.
ResponderExcluirAna Emilia, você tem toda a razão. Por este motivo, desde o ano passado contratamos profissional de comunicação para produção de conteúdo exclusivo. Esperamos que estejam gostando. Agradecemos o seu comentário, pois poderemos corrigir o post de acordo. Grande abraço!
ResponderExcluir