Social Icons

quinta-feira

É fácil para os recrutadores descobrirem mentiras no CV?




         Muitas pessoas mentem no currículo achando que podem enganar os recrutadores e assim, conseguir uma vaga de emprego. Mas, como dizem, a mentira tem pernas curtas e, com o avanço da tecnologia, fica mais fácil descobrir informações falsas fornecidas pelos candidatos.

         O autor do livro “O Instituto do Sucesso”, Renato Gringerb disse, em entrevista para a revista Exame, que os recrutadores checam tudo! Desde a formação, entrando em contato com as escolas e faculdades, até as experiências anteriores, conversando com antigos empregadores.

Segundo o autor, a mentira mais fácil de pegar é a fluência em idiomas. Com apenas uma pergunta ou duas em Inglês, por exemplo, é possível “descobrir” se o candidato falou a verdade no currículo. As redes sociais como Facebook e LinkedIn também são consultadas, para “pegar” incompatibilidades com a descrição do perfil ou cursos extras. Algumas empresas fazem levantamento até sobre antecedentes criminais e histórico de inadimplência no Serasa.

         Mentir no CV revela muito sobre você e o seu caráter, sendo decisivo para a contratação. Quem não fala a verdade no currículo demonstra uma postura ética sem princípios básicos de honestidade, desejável em qualquer empresa. Para quem não sabe, esta atitude também tem implicações legais. Se houver denúncia, além do candidato perder a credibilidade no mercado, pode cumprir de dois meses a dois anos, pena prevista no Projeto de Lei 6561/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.