Social Icons

quinta-feira

A Geração X e o mercado de trabalho





As diferentes gerações estão atualmente definidas da seguinte forma:
         - Veteranos – os nascidos antes de 1946;
         - Baby Boomers – geração pós-guerra, nascidos até 1964;
         - Geração X, nascidos entre 1965 e 1979;
         - Geração Y, a partir de 1980 e 2000.

         No mundo corporativo isto representa habilidades, estilos e valores completamente diferentes. Depois dos 40 anos, a chamada geração X está cheia de energia, economicamente ativa e atuante no mercado de trabalho. Considerada a idade ideal para recomeçar e se reinventar, muitas empresas buscam profissionais mais “maduros”, mas estar atualizado é fundamental para manter a empregabilidade.  Algumas áreas são consideradas ideais para atuação profissional nesta faixa etária, seja consolidando uma carreira ou empreendendo por aí.

 - Chef – cozinhar nos fins de semana é uma atividade que muita gente leva a sério e estas pessoas acabam se profissionalizando. Com as escolas de graduação não é difícil ver jovens nas melhores cozinhas do mundo, mas o setor está sempre de portas abertas para os quarentões.

- Consultor – bom setor para autônomos, e consiste em assessorar o cliente financeiramente. A tecnologia é um excelente aliado para prestação deste tipo de serviço, que pode ser exercido em “home office”.

- Personal Trainer – cuidar da saúde sempre está em alta e tem boa demanda. E ainda pode ser uma boa motivação para manter a forma depois dos 40.

 - Coach – ajudar as pessoas a desenvolver a carreira profissional é gratificante e é importante ter uma bagagem de experiência para compartilhar.

- Telemarketing – carece de pessoas com equilíbrio emocional e boa capacidade de negociação.

         Alguns empresários destacam a maturidade e disponibilidade como principais itens desejáveis ao preencher vagas com este perfil. Segundo eles, funcionários mais experientes dificilmente faltam ou se atrasam, e desenvolveram habilidades de trabalhar em equipe, sendo ideais para chefia e supervisão. O diretor de projetos da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Vladimir Araújo disse, em entrevista ao site G1 que “a maioria das empresas de pequeno e médio porte preferem pessoas já prontas e treinadas”.


         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.