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quinta-feira

Afinal o que é saber trabalhar em equipe?




         
          Uma das habilidades mais requisitadas pelos recrutadores é a facilidade de trabalho em equipe. Manter relacionamentos corporativos baseados na confiança e respeito não é tarefa das mais fáceis, mas ninguém consegue trabalhar sozinho. E quando uma equipe não funciona, o resultado é aumento de custos, procrastinação de prazos e outros prejuízos.

         É muito fácil escrever no currículo, mas na prática muitos profissionais cometem erros quando executando tarefas em grupo:

DESRESPEITAR AS DIFERENÇAS
Se comunicar bem não é tratar todo mundo do mesmo jeito. Equipes são compostas por pessoas com perfis profissionais e pessoais completamente diferentes. É a soma destes talentos que fazem o todo funcionar. Respeitar a diversidade na organização e o espaço do outro é essencial no ambiente de trabalho em qualquer situação.

NÃO COMPARTIHAR OS OBJETIVOS DA EMPRESA
Se todos souberem quais são os objetivos da empresa, encontrarão motivação para alcançar as metas individuais. O trabalho em equipe só funciona quando há um objetivo em comum e todos devem saber claramente o que a empresa pretende. Se o funcionário se sente participante de algo maior, ele faz o seu melhor, ainda que dentro do seu próprio ritmo. Todos devem conhecer as metas e prazos dos projetos.

NÃO MANTER O CLIMA AMISTOSO
Em momentos de tensão é preciso manter o equilíbrio entre os membros do grupo, ser educado e ter discernimento para saber o que dizer e o que não dizer. Mesmo em momentos de atrito, manter a educação é fundamental para manter o relacionamento aberto e transparente. Também é preciso evitar criticar participantes em público, principalmente na ausência deste, e evitar supervalorização do esforço individual.

SER ARROGANTE
Um chefe diz: “-Vai!”; um líder diz “-Vamos!”. Toda equipe pode e deve ter um líder que participe ativamente dos processos, se coloque em posição de igualdade e motive a parceria. O desequilíbrio emocional das lideranças é o primeiro passo para o fracasso do projeto. A autoconfiança da chefia em assumir riscos e delegar tarefas renova os ânimos e otimiza a comunicação.

         O que faz uma organização é o capital humano. Saber trabalhar em equipe é sentir-se bem colaborando com outras pessoas, ouvir e respeitar opiniões divergentes. Este quesito é bastante valorizado pra o ingresso no mercado de trabalho e é considerado um diferencial entre profissionais de várias áreas de atuação, além da competência técnica. 

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PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.