Social Icons

quinta-feira

Assédio no trabalho: como se defender?


         Apesar de ser tão antigo quanto o trabalho, a discussão sobre assédio ou violência moral é relativamente nova no Brasil. O conceito se refere a ser ofendido, menosprezado, constrangido ou ultrajado por alguém no local de trabalho, tendo como consequência a humilhação, dor ou sofrimento.

         No site www.assediomoral.org temos a descrição do que configura uma  “jornada de humilhação”:
1)    Repetição sistemática
2)    Intencionalidade (forçar o outro a abrir mão do emprego)
3)    Direcionalidade (uma pessoa do grupo é escolhida como bode expiatório)
4)    Temporalidade (fatos ocorrem durante o trabalho, por dias, meses ou anos)
5)    Degradação deliberada das condições de trabalho (isolamento ou destaque do grupo sem explicações)

           A revista Exame divulgou nesta semana as respostas do advogado Aparecido Inácio sobre questões de assédio moral no trabalho. Ele explica que uma bronca isolada não é assédio moral, mas se as ofensas e agressões são prolongadas e se repetem cotidianamente, sim. Também destaca três tipos de assédio: individual, coletivo e o chamado assédio horizontal, quando um grupo se une contra um superior hierárquico.

Mas, segundo ele, nem só de xingamentos e ofensas vive o assédio moral. A recorrência de inação compulsória, ou seja, quando o empregador se recusa a passar serviço ao empregado ou a um grupo de empregados, também configura a infração.

A postura do funcionário é determinante nesta hora, ao contrário de ficar pelos cantos, enfraquecido, ele deve resistir e não se deixar acuar, pois o medo é o que dá força ao agressor. Para uma reclamação formal na Justiça é preciso reunir provas que comprovem a agressão, como documentos, cópias de e-mails, memorandos, filmes, fotos e até gravação de conversas com o celular.

O assédio moral não é um fato isolado, como vimos se caracteriza pela repetição de práticas vexatórias e constrangedoras e degradação da condição de trabalho. Os danos à saúde pelo autoritarismo imposto nas relações de trabalho são, entre outros: depressão, distúrbios do sono, queda de produção, distúrbios digestivos, hipertensão e dores generalizadas. Algumas empresas proíbem até o uso do banheiro!

Um ambiente de trabalho saudável e digno é uma conquista de toda a equipe e deve ser cultivada e disseminada pela alta gestão. Se você foi testemunha de alguma cena de humilhação seja solidário e denuncie. Lembre-se de que assédio moral é crime!

Fonte da imagem:
(https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEggaVTNWG98c6y5LRjNPPkexXVoFgQ6ajb81tONBo5XGVplrmZpNxaoHoIxNilbxjWWfj4BXHxj0FLnwQlBh25mKXehp2UcSuzfYZlfR-UJ2RuYEPYNDNdJR6abR_Dx0R6LNfAGd1hFl28/s640/assedio.jpg)


         


Um comentário:

  1. Conheça e faça parte do blog “Assediados”.
    www.assediados.com
    Um espaço onde vítimas de assédio ou dano moral podem relatar suas histórias, compartilhar experiências, e buscar caminhos para tornar o ambiente de trabalho um espaço seguro, onde seres humanos sejam tratados com o respeito e a dignidade que merecem. Um espaço onde você encontrará informações atualizadas sobre Assédio Moral no trabalho.
    "Sofrimento é passageiro, desistir é para sempre"

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.