Social Icons

quinta-feira

Não comprometa a sua imagem profissional no Facebook




          Conhecem algumas pessoas que, apesar de terem um bom currículo, não conseguem emprego há anos? Saiba que o problema pode estar na rede social digital da qual ela participa. O Facebook tem quase 1 milhão de usuários e é considerado o terceiro país do mundo. Com a facilidade dos dispositivos móveis a informação ficou portátil e em tempo real. Porém algumas pessoas se esquecem de configurar as condições de privacidade corretamente e acabam mostrando mais do que deveriam na ferramenta, o chamado tiro no pé.

Quando expomos nossa imagem ou opinião em público todo cuidado é pouco. Fora do contexto, uma foto, uma declaração ou até mesmo uma piada pode ser o abismo entre você e a vaga naquela empresa dos seus sonhos. Isto porque, segundo pesquisas, 98% dos recrutadores procuram informação sobre os candidatos nas redes sociais da Internet. Logo, a primeira providência, antes mesmo de mandar o currículo, é ver como a sua linha do tempo aparece na pesquisa pública.

Para muitos o Facebook é o muro das lamentações. Se você está insatisfeito com a sua empresa lembre-se de que os colegas de trabalho e até o chefe podem estar na sua lista de amigos, com acesso às suas publicações. A dica pra manter o seu emprego é: não faça reclamações sobre o seu trabalho, segundas-feiras, reuniões, colegas e horas excedentes trabalhadas.

Evitar palavrões ou expressões de baixo calão também é um bom conselho. Não pega bem e pode passar uma impressão errada sobre você. Aproveite a rede para mostrar como você escreve bem, é educado e tem equilíbrio emocional em qualquer situação.

Mesmo que a sua empresa libere o uso das redes sociais, é inaceitável que o funcionário fique jogando durante o expediente e mais, tornando esta informação pública.  Acredite, o seu chefe vai saber quando você passou de fase no Candy Crush Saga. Outras empresas também podem ver que você joga enquanto deveria estar trabalhando e certamente isso não conta pontos em nenhuma seleção de vaga.

Postar informações sigilosas ou confidenciais da organização também é garantia de demissão. Um novo produto ou projeto secreto deve ser, ao contrário, protegido ao máximo pelos funcionários. Além de dispensa por justa causa e outros problemas éticos, lembre-se de que você pode ser processado por isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.