Social Icons

quinta-feira

Profissão: Contador



         Um contador é o profissional responsável por fazer auditorias, análises de custos, orçamentos e o registro contábil da vida da empresa. Até 2008 o trabalho era restrito a análises financeiras e elaboração de relatórios. Hoje o contador trabalha em nível de gerência, auxiliando os demais setores nas tomadas de decisões.

         Em 2012 estavam registrados nos Conselhos Regionais de Contabilidade 487.727 profissionais, número considerado insuficiente para atender as organizações existentes e emergentes. O professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), André Limeira diz que “para cada contador há, em média, 40 empresas precisando de profissionais da área contábil.
        
MERCADO DE TRABALHO - O indivíduo formado em Ciências Contábeis pode atuar na área tributária, recursos humanos, gerências financeiras, perícia contábil ou judicial nos setores público e privado. A remodelagem dos negócios exige que mais profissionais sejam contratados. Com o índice de profissionais formados diminuindo e a demanda crescendo, pode-se dizer que o mercado está carente de profissionais especializados.

MÉDIA SALARIAL –  Um contador formado sai da faculdade ganhando aproximadamente R$2.000,00. No setor público, o concurso do Ministério da Fazenda, oferece remuneração básica de R$3.977,42 para o cargo.

FORMAÇÃO MÍNIMA DESEJADA – Após a faculdade, o profissional deve fazer o exame de suficiência e obter o registro. Só assim ele pode assinar balanços e desempenhar legalmente as funções.  

PERFIL DESEJADO – O contabilista precisa ser ético, autodidata, flexível, ter capacidade de inovação, e boa relação interpessoal.. O conhecimento de normas internacionais, domínio dos recursos tecnológicos, conhecimento de estatística, legislação fiscal e comercial são fundamentais para o sucesso da carreira.


2 comentários:

  1. Uma pessoa graduada em outra área pode fazer uma pós em contabilidade, fazer o exame de suficiência e assinar como contador???

    ResponderExcluir
  2. Sa.do.Dani, olá! Somente o bacharel em Ciências Contábeis pode requerer o exame de proficiência, exigido para exercício da profissão.

    Veja:
    "Pré-requisito para a obtenção de registro em CRC (Conselho Regional de Contabilidade), o exame é dividido em duas provas: uma específica para bacharéis em Ciências Contábeis e outra para Técnicos em Contabilidade."

    Esta e outras informações úteis em http://www.crcsp.org.br/portal_novo/exames/exame_suficiencia.htm

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.