Social Icons

quinta-feira

Profissão: Advogado

         


          O curso de graduação em Direito, além de ser um dos mais tradicionais, é também um dos mais procurados, desde que foi criado, em 1827. Hoje há 1,2 mil cursos habilitados e cem instituições aguardam por autorização do Ministério da Educação, prontas para entrar no mercado.

Uma das discussões em pauta sobre a carreira é a qualidade dos profissionais formados. Segundo o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), houve reprovação de 90% no último exame da que habilita o exercício da profissão. Como toda organização precisa conhecer e cumprir leis e decretos, os advogados têm amplo mercado de atuação e é uma das mais belas e importantes carreiras a seguir.
        
ESPECIALIZAÇÕES: Além das áreas mais conhecidas, como Direito Civil, Direito Trabalhista, Direito Econômico, Empresarial, Direito Internacional, Direito Penal, estão surgindo novos mercados de atuação, como biotécnica, informática, internet e telecomunicações.

CARREIRAS: O bacharel em Direito pode ser advogado, procurador, promotor, juiz, delegado de polícia, tabelião, ou professor.

MERCADO DE TRABALHO: Há concursos públicos para advogados, procuradores e analistas jurídicos, com média salarial de R$13.000,00.  Há oportunidades também para docência no ensino superior, além da iniciativa privada e atividade de assessoria jurídica autônoma.

PERFIL PROFISSIONAL: É preciso se preparar para estudar muito, gostar de ler, ter boa expressão oral e escrita, além da habilidade de argumentação. Nestes tempos de rápidas mudanças, a atualização constante é imprescindível para o profissional que pretende permanecer no mercado.

HONORÁRIOS: Os valores dos honorários podem ser vistos no link da OAB e recentemente foi divulgada a tabela com o piso salarial por Estado, de advogados contratados.
        
Fontes:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.