Um ambiente de trabalho saudável pressupõe a convivência de pessoas com personalidades diferentes de maneira, no mínimo, pacífica. Saber lidar com pessoas que pensam e agem diferente é fundamental para garantia do seu emprego.
A empresa InfoMoney divulgou uma lista com 10 tipos mais comuns de colegas de trabalho e a melhor maneira de lidar com eles:
O QUE SÓ RECLAMA - É difícil aguentar alguém contestando e reclamando o dia inteiro, especialmente de mudanças. Estas pessoas normalmente se sentem ameaçadas e às vezes tudo o que precisam é um pouco de atenção.
O FOLGADO - Deixa tudo para amanhã ou pede favores demais, sem perceber que a falta de comprometimento afeta a equipe diretamente. Tente mostrar como as atividades pendentes ou repassadas sem justificativa a outros colegas pode prejudicar a empresa.
O ESTRESSADO - Qualquer opinião contrária pode gerar uma crise de nervos, bipolares. Se não for um descontrole passageiro ou motivado por uma situação pessoal, a melhor forma de lidar com eles é ser franco. Tente entender o porquê destas reações explosivas e sugira atividades como Yoga ou artes como solução para aliviar o estresse.
O COMPETITIVO - O colega que sempre tenta tirar vantagem, beneficiar-se ou se apropriar-se de suas idéias deve ser tratado com cautela. Evite conversar sobre suas atividades e compartilhar informação confidencial.
O CHATO - Ele faz piadas sem graça e nas piores horas. Desfia longos monólogos enquanto as outras pessoas estão atarefadas e normalmente é inconveniente. Este perfil profissional só toma espaço quando vê uma oportunidade de abertura. Manter o relacionamento estritamente profissional com este tipo de pessoa evita que ele passe dos limites.
O FOFOQUEIRO - Mantenha distância. Colegas que gostam de intrigas e teorias de conspiração requerem o máximo de cautela. Quem fala mal do colega para você, certamente vai falar de você para o colega. Geralmente não se contentam em espalhar notícias, mas também gostam de inventar.
O SENHOR IDEIA - O tipo que despreza trabalho em equipe e trabalha para receber elogios. Proteja-se encaminhando por escrito as suas sugestões e toda vez que ele tentar se sobressair, explique que a opinião dos outros também deve ser considerada.
O BRAÇO CURTO - Também chamado de laranja podre. A falta de comprometimento e motivação podem acabar contaminando os colegas também. Não importa o que aconteça, ao final do expediente, vai embora sem oferecer ajuda, mesmo que os outros estejam atarefados. Neste caso, o recomendado é comunicar ao gestor como isto afeta a produtividade da organização.
O ABERTO - Fala demais, principalmente sobre a vida pessoal, incuindo detalhes sórdidos de coisas que não interessam a ninguém na empresa. A melhor forma é se mostrar indiferente e tentar reverter os assuntos para o campo profissional.
O INVEJOSO - Este é o mais perigoso, porque nem sempre age às claras. Às vezes tentam ganhar a confiança das pessoas primeiro, para depois fazer os estragos. Assim que conseguir identificá-lo, evite incluí-lo nas conversas e círculos de confiança.
Todos temos um pouco de cada perfil dentro de nós. Autoconhecimento e controle emocional são fundamentais para seguir um caminho profissional com foco nos objetivos, não permitindo que influências negativas coloquem sua imagem a perder.
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