Social Icons

quinta-feira

Tipos irritantes de colegas de trabalho



          Um ambiente de trabalho saudável pressupõe a convivência de pessoas com personalidades diferentes de maneira, no mínimo, pacífica. Saber lidar com pessoas que pensam e agem diferente é fundamental para garantia do seu emprego. 

A empresa InfoMoney divulgou uma lista com 10 tipos mais comuns de colegas de trabalho e a melhor maneira de lidar com eles:

O QUE SÓ RECLAMA - É difícil aguentar alguém contestando e reclamando o dia inteiro, especialmente de mudanças. Estas pessoas normalmente se sentem ameaçadas e às vezes tudo o que precisam é um pouco de atenção.

O FOLGADO - Deixa tudo para amanhã ou pede favores demais, sem perceber que a falta de comprometimento afeta a equipe diretamente. Tente mostrar como as atividades pendentes ou repassadas sem justificativa a outros colegas pode prejudicar a empresa.

O ESTRESSADO - Qualquer opinião contrária pode gerar uma crise de nervos, bipolares. Se não for um descontrole passageiro ou motivado por uma situação pessoal, a melhor forma de lidar com eles é ser franco. Tente entender o porquê destas reações explosivas e sugira atividades como Yoga ou artes como solução para aliviar o estresse.

O COMPETITIVO - O colega que sempre tenta tirar vantagem, beneficiar-se ou se apropriar-se de suas idéias deve ser tratado com cautela. Evite conversar sobre suas atividades e compartilhar informação confidencial.

O CHATO - Ele faz piadas sem graça e nas piores horas. Desfia longos monólogos enquanto as outras pessoas estão atarefadas e normalmente é inconveniente. Este perfil profissional só toma espaço quando vê uma oportunidade de abertura. Manter o relacionamento estritamente profissional com este tipo de pessoa evita que ele passe dos limites.

O FOFOQUEIRO - Mantenha distância. Colegas que gostam de intrigas e teorias de conspiração requerem o máximo de cautela. Quem fala mal do colega para você, certamente vai falar de você para o colega. Geralmente não se contentam em espalhar notícias, mas também gostam de inventar.

O SENHOR IDEIA - O tipo que despreza trabalho em equipe e trabalha para receber elogios. Proteja-se encaminhando por escrito as suas sugestões e toda vez que ele tentar se sobressair, explique que a opinião dos outros também deve ser considerada.

O BRAÇO CURTO - Também chamado de laranja podre. A falta de comprometimento e motivação podem acabar contaminando os colegas também. Não importa o que aconteça, ao final do expediente, vai embora sem oferecer ajuda, mesmo que os outros estejam atarefados. Neste caso, o recomendado é comunicar ao gestor como isto afeta a produtividade da organização.

O ABERTO - Fala demais, principalmente sobre a vida pessoal, incuindo detalhes sórdidos de coisas que não interessam a ninguém na empresa. A melhor forma é se mostrar indiferente e tentar reverter os assuntos para o campo profissional.

O INVEJOSO - Este é o mais perigoso, porque nem sempre age às claras. Às vezes tentam ganhar a confiança das pessoas primeiro, para depois fazer os estragos. Assim que conseguir identificá-lo, evite incluí-lo nas conversas e círculos de confiança.

Todos temos um pouco de cada perfil dentro de nós. Autoconhecimento e controle emocional são fundamentais para seguir um caminho profissional com foco nos objetivos, não permitindo que influências negativas coloquem sua imagem a perder. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.