Fernando Scheller - O Estado de S.Paulo
Em eventos e nas redes sociais, é preciso ter a estratégia certa para ampliar o networking[br]com qualidade
Causar uma boa impressão em minutos - algumas vezes, até em segundos - pode ser crucial na carreira de um candidato a cargo executivo. A famosa rede de contatos, ou networking, é vista como uma boa ferramenta para encontrar um emprego ou buscar um parceiro de negócios. A importância de construir relacionamentos é tanta que eventos se dedicam exclusivamente a aproximar profissionais em um curto período do tempo.
Dois institutos de pesquisa - o brasileiro IPT e o alemão Fraunhofer - promoveram nesta semana um evento para aproximar seus pesquisadores da indústria nacional. Participaram do evento executivos de laboratórios farmacêuticos, empresas do setor de óleo e gás e representantes de órgãos do governo. Ao redor de uma mesa, os profissionais discutiram possibilidades de parceria em pequenos grupos e trocaram cartões, prometendo manter contato futuro.
Como a proposta é relativamente nova no País, o evento de "matchmaking" - que tem o objetivo de unir empresas com metas complementares - não transcorreu sem percalços. Embora o evento pregasse explicitamente a troca de informações pessoais, muitos dos presentes deixaram os cartões de visita em casa, sendo obrigados a improvisar pedaços de papel para não perder os contatos recém-adquiridos. Como a discussão se dava em inglês, parte dos presentes acabou ficando de fora dos debates.
Algumas empresas conseguiram transmitir o recado com clareza. Na mesa em que participou, a pesquisadora Marilene Alves, do laboratório EMS, de Hortolândia (SP), disse que a companhia ainda não conseguiu estabelecer cooperação de longo prazo com universidades. "Temos parcerias que se dedicam a problemas específicos", explicou. Da mesma forma, disse que a empresa - conhecida no mercado pelas cópias de remédios consagrados - busca recursos para desenvolver uma tecnologia que amplia o efeito de medicamentos, permitindo reduzir a periodicidade da dosagem. "O que nos interessa é arranjar dinheiro", afirmou.
Truques. Como a maior parte dos eventos empresariais não tem um momento dedicado para o networking, cabe ao profissional saber identificar a oportunidade de construir relacionamento. A hora do intervalo, dizem especialistas, apresenta mais do que uma oportunidade para tomar café de graça. Para a gerente de mercado financeiro da consultoria Robert Half, Ana Carla Guimarães, o foco deve ser menos no eu e mais no outro. "Acho melhor usar um assunto que a pessoa abordou em uma palestra para iniciar a conversa do que ficar falando de mim o tempo todo. É uma forma mais agradável de chamar a atenção."
De acordo com Fábio Padovani, diretor da 2Get, é preciso tomar cuidado para não pecar pelo excesso. "É melhor medir a temperatura do outro lado. É bom mandar um e-mail, mas o contato só deve ser mantido quando houver resposta", afirmou. Padovani defendeu o uso cuidadoso das redes sociais, mas disse que ter perfil do LinkedIn hoje em dia é fundamental. "Os profissionais precisam conhecer os pares de mercado muito bem."
Segundo Carlos Eduardo Altona, da Exec, um profissional precisa saber ser breve também por escrito. "Defendo que um currículo deve ter no máximo três páginas. Recebo 40 currículos por dia e quero saber as informações principais. O cartão pessoal também deve ser direto e sutil."
Como manter contato
Especialistas dizem que não ter cartão pessoal é antiprofissional. Mesmo que a empresa não forneça o cartão, o funcionário deve providenciar uma opção básica, com os seus dados de contato.
Fonte: Estadão .com.br
Link: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110324/not_imp696395,0.php
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