Social Icons

terça-feira

As profissões do futuro


Por Karla Spotorno

Futuristas das mais diversas áreas apontam alguns empregos que existirão dentro de algumas décadas. Qual você escolhe?

O homem do futuro não terá de escolher entre engenharia e medicina. As profissões indicadas por futurólogos dos Estados Unidos e do Reino Unido revelam uma variedade enorme de novas especializações necessárias no mercado de trabalho.


Técnico em robótica

Em 20 anos, os robôs terão, definitivamente, deixado as empresas e os filmes de ficção científica para entrar na casa das pessoas. Será um profissional com conhecimento variado, passando por engenharia mecânica e elétrica até ciências da computação

Técnico residencial

Como muitas casas passarão a contar com sistemas de controle de temperatura, umidade e luminosidade e outras tecnologias – como minigeradores de energia eólica e monitores de saúde e bem-estar, surgirá o técnico residencial. O profissional estará capacitado para realizar a manutenção dos equipamentos e realizar pequenos consertos

Cirurgiões para memória

Médicos cirurgiões especializados em aumentar a capacidade da memória ou retirar as lembranças ruins das pessoas

Especialistas no espaço

Com o aumento das viagens interplanetárias e a colonização de alguns planetas, novos profissionais passarão a ser necessários. Entre eles estarão:

Astropsicólogos

Eles irão estudar o impacto emocional da temporária ou permanente saída do planeta Terra

Exobotânico e exozoólogo

Biólogos especializados na fauna e na flora de outros planetas e outras galáxias

Astroprofessores

Profissionais especializados em educar crianças e adolescentes que passam a viver fora da Terra

Organizador de comunidades online

Segundo Seth Godin, autor de 12 best-sellers sobre internet e redes sociais, o organizador será o profissional capaz de criar e administrar comunidades para grupos de amigos ou mesmo para empresas. “Será o líder de uma grande organização, mas sem a burocracia e o tédio.”


Escritores de Wiki

A importância da internet como fonte de conhecimento será muito maior no futuro do que já é hoje. Por isso, aumentará exponencialmente o número de wikis e portais comunitários como a Wikipedia. O trabalho de escrever em wikis será profissionalizado e, com isso, surgirão os escritores de wikis

Concierge de escritório

Como o trabalho e os trabalhadores ficará cada vez mais móvel, surgirá o profissional que alugará escritórios de acordo com a necessidade do freelancer. Ele ajudará a definir o espaço necessário, o prazo do aluguel, assim como o layout dos móveis e a configuração tecnológica do espaço.

Fonte: Época Negócios

Link: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI216054-16349,00-AS+PROFISSOES+DO+FUTURO.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.