Por Marcelo Miranda,
Da última vez que você recebeu algum tipo de feedback claro do seu chefe, quanto tempo ele passou enfatizando uma qualidade sua de destaque e que pode ser lapidada e quanto tempo ele passou comentando defeitos que precisam ser melhorados?
Conversando com alguns colegas de outras empresas vejo que na média os gestores quando em uma sessão de feedback focam muito mais na correção de defeitos do que na lapidação de pontos que podem o transformar em você em estrela naquilo que faz. Recebi uma vez no início de carreira um aconselhamento para não focar só na correção de defeitos, mas principalmente para focar em alguma qualidade que poderia criar para mim uma referencia, uma marca pessoal.
É óbvio que não podemos analisar assim friamente como se fosse verdade universal, cada caso tem suas particularidades. Mas em geral para um jovem em formação a atitude que ele vai ter dedicando seu tempo a lapidar suas melhores habilidades ou focar em consertar tão somente os pontos a desenvolver podem ajudar a definir seu desenvolvimento profissional, ou pelo menos a velocidade que ele acontece. É válido também o jovem ser cuidadoso e trabalhar também nos feedbacks construtivos que recebeu sobre pontos a melhorar, mas mais importante é descobrir dentro de seu início de carreira um ponto de destaque que ele possa desenvolver pra ser tornar ótimo. Essa diferenciação pode acelerar seu crescimento profissional.
Para um jovem em início de carreira pode ser um decisivo definir qualidades que o diferenciam, que o fazem brilhar, que lhe darão uma identidade profissional. O que você faz muito bem que pode te dar destaque em sua carreira? Essa é sua cara? Isso pode te diferenciar? Se sim, foque em lapidar essa característica, trabalhe em aprimorá-la e em criar uma reputação em torno dela. Obedecendo ao bom senso, sem deixar também desequilibrar, torne-se referência no que você se destaca no seu ambiente, pois assim você começará a desenvolver sua reputação profissional. Poderá se destacar na multidão e acelerar seu crescimento profissional.
E como tirar frutos disso durante a carreira? Bem, assunto para outro post!
Você conhece alguém que desde jovem se destacou por alguma característica, que criou uma identidade profissional, que desde cedo se tornou conhecido no seu ambiente por isso? E você, como tem trabalhado com os feedbacks que recebe? Comente, vamos trocar idéias.
Fonte: Revista Você S/A
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.