Social Icons

quinta-feira

Você tem um emprego ou uma carreira?


 

Se você tem estado estagnado por algum tempo, pode não saber como responder a essa pergunta. Distingo emprego de carreira da seguinte maneira: emprego é aquilo o que você tem para o seu sustento. Habilidade e satisfação pessoal são secundárias frente à necessidade de ganhar a vida. Por outro lado, a carreira é descrita em termo de compromisso, controle e domínio. A carreira diferencia-se do emprego por níveis crescentes de realização pessoal e profissional, com base na qual você avalia seu progresso. A carreira, em geral, também proporciona melhor remuneração, embora algumas raramente sejam remuneradas de acordo com o valor real do serviço prestado, como magistério ou educação de crianças.


O trabalho é apenas um dos diversos meios, juntamente com família, amigos e prestimosidade com relação aos outros, de sentir-se valorizado neste mundo. E todos têm de equilibrar o trabalho – economia – com a satisfação – carreira.

Existe também outra possibilidade: a de você estar tratando a sua carreira perfeitamente boa como um emprego. Com um pouco de sintonia fina no modo como vê seu trabalho, você poderá retomar o caminho da carreira.

Talvez a diferença mais significativa esteja na expressão “emprego sem oportunidades”. Dificilmente ouvimos falar em “carreira sem oportunidades”. Um emprego sem oportunidades não conduz a lugar nenhum.
Já que você tem de trabalhar, também pode perguntar-se: “Como posso fazer isso da melhor maneira possível para satisfazer a mim mesmo?” Esse é o primeiro passo para transformar um emprego numa carreira. Alguns dos fatores que precisam ser levados em consideração, são:

Compromisso
Continuar a trabalhar porque o trabalho é importante para você. Fá-lo sentir-se valorizado e lhe proporciona um senso de realização ou de prestimosidade.
Pense no que você sempre quis fazer e esqueça suas limitações por alguns minutos. Na verdade, quanto mais durar esse esquecimento de suas limitações, mais provável será que suas realizações as ultrapassem em muito. Continue a trabalhar para fazer com que essas fantasias tornem-se parte de seu trabalho. Para ser saudável, a alma humana precisa de trabalho e realizações.

Controle
A falta de controle provoca fadiga, ressentimento e fraco desempenho, fatores que contribuem para o estresse. Quando você consegue algum controle sobre seu trabalho, ele pode parecer muito menos com um emprego e mais como uma carreira. Porém, como é irreal controlar todos os aspectos do seu trabalho, em muitos dias, mesmo a carreira mais brilhante, acaba sendo um emprego.

Domínio
O domínio vem da combinação de compromisso com o controle. Significa aperfeiçoar-se no que faz e abrir-se para novas áreas de crescimento, enquanto os que o cercam estão entediados e convencidos de que não podem ir mais longe.
É um erro supor que se chegou a um ponto final. Podemos não ficar mais jovens nem mais altos, mas nosso ser interior precisa continuar a crescer, do mesmo modo que fazíamos quando tínhamos seis anos de idade. Esse é o anseio do domínio.

Administrar a mudança
A mudança ocorre em toda parte, com ou sem o seu consentimento. A mente humana adora a rotina, de modo que a maior parte do tempo ignoramos, evitamos e até lutamos contra a mudança no trabalho. O que a mudança tem de tão bom?

1. Pode manter sua mente aguçada.
2. Pode ajudá-lo a sobreviver em vez de ficar obsoleto.
3. Oferece oportunidades, se você souber identificá-las.

Quando ocorre a mudança, sua mente acorda e fica alerta, ao contrário da repetição de operações que ocorre na rotina. Nos períodos de mudança, você verá as idéias fluírem enquanto seu cérebro trabalha para solucionar problemas inesperados. Ao invés de encarar a mudança como um incômodo, pense nela como um tempo de crescimento, oportunidade e diversão.
As pessoas que florescem em tempos de mudança são aquelas que adotam tecnologias e métodos novos. É certo que o novo sistema computadorizado de controle de estoque é complicado. É certo que o método antigo parecia mais fácil. Mas, o método velho já foi um método novo que parecia impossível de ser aprendido, e, de algum modo, você aprendeu.


Fonte: Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.