Social Icons

quarta-feira

Administrador com "A" maiúsculo

 


A formação educacional e a conquista do diploma de Bacharel em Administração são os primeiros passos para o exercício pleno da profissão de Administrador no Brasil. Porém a legalidade desta prática só é adquirida a partir do registro profissional nos conselhos de classe

 
De acordo com dados do Censo da Educação Superior de 2010, divulgados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Administração é o que tem maior número de estudantes no país: 705.690. O número – assustador por um lado – deve ser visto positivamente se levarmos em conta o desenvolvimento atual do Brasil e, conseqüentemente, as oportunidades que os egressos podem vir a ter no desempenho de suas atividades frente a diversas organizações públicas e privadas.

A formação educacional e a conquista do diploma de Bacharel em Administração são os primeiros passos para o exercício pleno da profissão de Administrador no Brasil. Porém a legalidade desta prática só é adquirida a partir do registro profissional nos conselhos de classe. São as autarquias representativas da profissão as responsáveis pela manutenção da qualidade profissional, e dessa forma devem exercer a fiscalização das atividades do Administrador, garantindo a seriedade da profissão, além de legitimar sua atuação junto ao mercado de trabalho.


Inclusive está tramitando na Assembleia Legislativa gaúcha um projeto de lei que propõe a obrigatoriedade do registro profissional por parte de candidatos a vagas em concursos públicos. A medida, se aprovada, será válida quando o concurso for destinado a cargos com prerrogativas de profissões regulamentadas, como é o caso da Administração. Portanto, pela legalidade e fiscalização da prática profissional em nosso Estado e nosso País, deixo a mensagem aos Bacharéis em Administração: registrem-se e tornem-se Administradores com "A" maiúsculo.


Cláudia de Salles Stadtlober é presidente do Conselho Regional de Administração do RS (CRA-RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.