Social Icons

sexta-feira

Quer estudar no exterior? Conheça as bolsas para estudantes brasileiros Capes, CNPq e Erasmus Mundus oferecem uma gama de alternativas

Estudar fora do país é o sonho de vários estudantes, que muitas vezes não se realiza por causa dos altos custos envolvidos. No entanto, alunos de graduação e de pós-graduação podem se habilitar a diversas bolsas disponíveis a brasileiros e em diferentes modalidades: desde bolsas para se fazer o mestrado e o doutorado inteiramente em universidades no exterior até o formato “sanduíche”, que permite uma temporada em instituições de ensino estrangeiras.

Universidade de Oslo (Foto: Fabiana Barros/Divulgação)Universidade de Oslo: associada ao Erasmus
Mundus (Foto: Fabiana Barros/Divulgação)

Em 2010, mais de 4900 estudantes brasileiros receberam bolsas da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), entre pós-doutorado, doutorado, mestrado (ambos nas modalidades pleno e sanduíche) e graduação sanduíche. Este número vem aumentado nos últimos anos. Em 2001, a fundação do Ministério da Educação (MEC) distribuiu menos de 2600 bolsas.

Como o objetivo da Capes com as bolsas no exterior é complementar os cursos de pós-graduação no Brasil, alimentando os meios acadêmicos e de pesquisa do país com pesquisadores de alto nível, há critérios para a concessão, como, por exemplo, as áreas e a serem estimuladas e a modalidade das bolsas, sem falar da exigência básica de bom desempenho acadêmico. Além disso, houve uma redução das bolsas para mestrado no exterior. A instituição reconhece que o Brasil já possui cursos de excelência em mestrado capazes de atender toda a demanda de pesquisa.

Vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), agência destinada ao fomento de pesquisa científica e tecnológica, também oferece bolsas para se estudar no exterior nas modalidades de pós-doutorado, doutorado pleno, doutorado sanduíche, graduação sanduíche e estágio sênior (para pesquisadores nível 1 do CNPq vinculados a instituições de pesquisa ou de ensino).

Tanto as bolsas da Capes quanto as do CNPq variam de acordo com o país de destino. Além das bolsas, há complementos, como o pagamento de passagens aéreas, auxílio-instalação, auxílio seguro-saúde e taxas escolares, de acordo com as especificidades de cada modalidade. Para o doutorado pleno poderá ser acrescido à mensalidade da bolsa, um adicional por dependente.

A União Europeia também tem um programa de cursos diferenciados e bolsas para mestrado e doutorado. Existente desde 2004, o Erasmus Mundus (EM) reúne diferentes universidades do Velho Continente. A principal característica do EM é que o programa de pós-graduação é feito em, pelo menos, duas universidades distintas. Além da formação acadêmica, o programa pretende justamente promover a experiência multicultural, através da imersão nas diversas culturas da Europa.

As bolsas do EM sao calculadas de forma a cobrir integralmente as despesas relacionadas a viagens, moradia, alimentação, seguro de saúde e as taxas. Os estudantes ficam, obrigatoriamente, pelo menos seis meses em cada uma das instituições do consórcio de universidades que formam os cursos oferecidos. Ao fim, recebe um diploma conjunto ou multiplo.

Saiba mais sobre as bolsas disponíveis para brasileiros no exterior:

Capes

Doutorado Pleno no Exterior: O programa oferece bolsas de doutorado pleno como alternativa complementar às ofertadas pelos programas de pós-graduação no Brasil. É necessário aguardar os editais lançados anualmente e divulgados pelo site da Capes. Mais informações.

Doutorado Sanduíche no Exterior: Há a concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche às instituições de ensino superior brasileiras que possuam curso de doutorado com nota igual ou superior a 3 (a nota máxima é 7) obtida na última Avaliação Trienal da Capes. Para participar, alunos de doutorado devem reunir a documentação necessária para a seleção prévia na instituição de ensino superior e encaminhá-la ao coordenador do programa de pós-graduação. A coordenação do programa irá compor uma comissão para análise das propostas e escolherá os candidatos aptos a participar. Mais informações.

Estágio Pós-Doutoral: A Capes oferece bolsa para a realização de estágio pós-doutoral no exterior a pesquisadores doutores, com formação obtida há menos de oito anos, que atuem em atividade de docência e de pesquisa no Brasil. A duração da bolsa varia de seis a doze meses, estabelecida de acordo com o cronograma de execução proposto na candidatura. Mais informações. Mais informações.

Estágio Sênior: A Capes oferece bolsa para a realização de estágio sênior no exterior a pesquisadores doutores com formação obtida há mais de oito anos e com vínculo empregatício com instituição de ensino superior ou de pesquisa brasileira. A duração da bolsa para realização do estágio sênior no exterior varia de um a doze meses, estabelecida de acordo com o cronograma de execução proposto na candidatura. Mais informações.

Ciência sem Fronteiras: O programa, lançado em julho de 2011, busca promover o desenvolvimento tecnológico e estimular os processos de inovação no Brasil por meio do intercâmbio de alunos de graduação e de pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos. Há quatro modalidades de bolsas previstas: Ciência sem Fronteiras na Graduação, Ciência sem Fronteiras para a Educação Profissional e Tecnológica, Ciência sem Fronteiras na Pós-Graduação e Ciência sem Fronteiras para Orientadores e Pesquisadores Atuando nas Áreas Prioritárias e Atração de Cientistas para o País e Atração de Lideranças Internacionais para o Brasil. Mais informações.

Conheça os valores das bolsas da Capes

Confira os editais abertos

Outras informações sobre bolsas da Capes no exterior

CNPq

Estágio Sênior: Propicia ao pesquisador o desenvolvimento de projeto de pesquisa ou parte dele em instituição estrangeira. O candidato deve ser pesquisador nível 1 do CNPq ou equivalente, ter vínculo funcional/ empregatício com instituição de pesquisa/ensino no Brasil e não acumular a bolsa com outras bolsas concedidas por qualquer agência de fomento nacional. Mais informações.

Pós-doutorado: Possibilita ao pesquisador se capacitar e atualizar seus conhecimentos por meio de estágio e de desenvolvimento de projeto com conteúdo científico ou tecnológico inovador e de vanguarda, em instituição no exterior internacionalmente reconhecida. A bolsa tem duração de seis a 12 meses, sendo permitida prorrogação, desde que não ultrapasse o tempo total de 24 meses. O pesquisador deve ter o título de doutor, dedicar-se integralmente às atividades programadas na instituição de destino, não acumular a bolsa com outras bolsas concedidas por qualquer agência de fomento nacional. É permitida a realização de apenas um pós-doutorado no exterior com bolsa do CNPq. Mais informações.

Doutorado Sanduíche: Bolsa para alunos matriculados em curso de doutorado no Brasil há mais de um ano com conceito 6 ou 7 da Capes, ou matriculado em curso com conceito 5, se não houver curso com conceito superior, ou matriculado em cursos com conceito 4 ou 5, desde que o orientador seja bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. O tempo de duração da bolsa é de três a 12 meses, prorrogável, sendo o tempo máximo de um ano. Mais informações.

Doutorado Pleno: O objetivo é formar doutores no exterior, em instituições de reconhecido nível de excelência, em áreas do conhecimento em que a pós-graduação no país ainda seja deficiente ou em áreas prioritárias definidas pelo Conselho Deliberativo do CNPq. É preciso que o candidato possua título de mestre. É vedada a concessão de bolsa de doutorado a candidato que já possua o título de doutor. O tempo de duração da bolsa é de até 36 meses, prorrogáveis, no máximo, por mais 12 meses. Mais informações.

Graduação Sanduíche no Exterior: Para se candidatar á bolsa, o aluno deve ter participação destacada em programa de iniciação científica ou tecnológica, com ou sem bolsa, ter concluído as disciplinas consideradas necessárias para o bom aproveitamento dos estudos no exterior e ter conhecimento suficiente do idioma para o desenvolvimento das atividades na instituição de destino. A duração da bolsa é de 6 a doze meses, quando o plano de atividades incluir estágio de pesquisa ou inovação/tecnologia em indústria, centro de pesquisa ou laboratório. Mais informações.

Outras informações sobre bolsas do CNPq no exterior.

Erasmus Mundus

O programa é uma oportunidade de estudar na Europa com bolsa integral em no mínimo duas universidades europeias em um único curso. Para os brasileiros, há bolsas para mestrado e para doutorado. Estudantes de graduação de universidades brasileiras conveniadas ao Erasmus Mundus tem a opção de fazer intercâmbio para desenvolver seus estudos ou pesquisa em uma universidade europeia. Como os cursos são multidisciplinares, pode haver problemas para a validação do diploma no Brasil. Datas de inscrição, processos e requisitos de admissão e opções de universidades variam de acordo com os cursos oferecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.