Social Icons

segunda-feira

Adiando a formatura



Para a maioria dos estudantes o fim de período pode significar alegria por completar mais um ano de faculdade, alívio por conseguir fechar mais uam etapa e também felicidade por ter passado em todas as matérias concluindo assim outra etapa da vida. Até que é chegado o último período, toda a pressa e alegria podem vir a se transformar em angústia e medo de terminar o curso e então, de fato, ingressar no mercado de trabalho.

Há também os que preferem manter um estágio por mais tempo e ir adiando a faculdade simplesmente para melhorar o currículo e conquistar maiores chances de contratação. As empresas podem se beneficiar com essa situação uma vez que um estagiário em termos de tributos e remuneração é menos dispendioso, e oferece um alto rendimento.

O mercado de trabalho, muitas vezes cruel, não abriga a todos que almejam por um emprego, e experiência é um fator levado em conta na disputa para conseguir um bom trabalho. Os jovens de hoje devem tentar se preparar da melhor maneira possível durante a faculdade, agregar valor a todas as atividades que realizam enquanto ainda estudam, tentar passar por tipos diferentes de estágio e se possível conseguir um estágio com possibilidade de efetivação perto do fim da vida acadêmica. Entretanto muitas vezes todos esses esforços são feitos e mesmo assim não é alcançada a tão desejada vaga.

A imprevisibilidade no meio profissional é significativa e sempre será. Mesmo que o estudante consiga passar em um concurso público e esteja ganhando muito dinheiro, ainda sim poderão surgir novas alocações internas, conflitos pessoais e outros fatores que podem vira a atrapalhar a sua motivação e desempenho. O que ele tem que garantir é o bem estar com a sua consciência, fazendo sempre o melhor que puder, aproveitando o momento e entendendo que deve prezar pelo meio de trabalho, pois ele sempre estará suscetível a um contratempo.

A pressão imposta hoje pelo mercado e pela sociedade é de que todo mundo deve alcançar o sucesso em pouco tempo senão será frustrado e não conseguirá conquistar todos os meios materiais e bens necessários que quer. Errado! Deve-se tentar progredir paulatinamente, amadurecendo a cada etapa, e se isso demorar um pouco, qual o problema? A vida é longa, nada é tão importante que não possa ser resolvido com um pouco de planejamento e atenção.

Sete importantes dicas para que o profissional não tenha medo de arriscar:

1 - Ter visão positiva do futuro

Pessoas dotadas de visão positiva do futuro podem romper sólidas barreiras de conformismo e resistência, sonhando e criando ideais para suas vidas.

2 - Ter um propósito, um objetivo definido

Cada um anseia por uma sensação de propósito e significado na vida. Para estar vivo, é preciso ter um propósito em relação a algo além de si mesmo. Ter um propósito é um fator primordial para lutar por tudo que vale a pena ter.

3 - Reconhecer seu valor

Não existe, nunca existiu e nunca existirá outro ser humano exatamente como o outro. É preciso reconhecer seu valor e adotar a postura de um vencedor. Seja qual for o momento que se está vivendo, é importante lembrar que isto também passará.

4. Tolerância à frustração

Em vários momentos da vida acontecem coisas ruins. Considerando que isso fenômeno ocorre com qualquer pessoa, é freqüente observar que a maioria se abate e desanima. Essa baixa tolerância à frustração gera o medo do fracasso que deve ser entendido como uma má sorte temporária. Nem o revés, nem a adversidade podem transformar-se em fracasso se forem encarados como "mestres" que ministrarão um aprendizado necessário. Os campeões sabem que não há evolução senão por meio dos tropeços, ou melhor, dos "revezes temporários".

5. Imunizar-se contra o negativismo.

As influências recebidas diariamente podem ser classificadas sob dois aspectos: as positivas e as negativas. Para poder arriscar sempre, é essencial filtrar essas influências e só aceitar as positivas. É comum atender ao telefone e ouvir alguém falar coisas negativas sobre a própria vida deles ou dos outros. Depois de desligar o telefone, normalmente surge uma sensação de que as coisas não estão indo bem. Isso é ficar negativo. Para aumentar a confiança e arriscar mais, é importante criar uma imunidade contra o negativismo.

6. Estar preparado para a oportunidade quando ela chegar

Preparar-se implica estudar mais. Fazer um plano de ação para desenvolver o máximo de competências para poder se habilitar e arriscar mais. Hoje, mais do que nunca, o auto-desenvolvimento consta da cartilha dos grandes executivos. Sempre é tempo de aprender novas habilidades. Diversificar o aprendizado. Procurar se fortalecer naquilo que tem mais dificuldades. Preparar-se.

7. A pior tentativa é aquela que não foi feita

Grandes projetos pessoais são abandonados porque os seus autores acharam que não daria certo. Grandes negócios deixaram de ser realizados porque alguém teve medo de tentar. Em qualquer situação, é melhor tentar sempre. Desligar o botão do "achismo" ou "achômetro" e tentar. O pior que pode acontecer é ficar do jeito que está. Arriscar sempre.

Extraído da Revista Negócios (www.revistanegocios.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.