Social Icons

segunda-feira

6 dicas para recém formados em busca de um emprego

Por mais difícil que o mercado de trabalho possa parecer para aqueles que estão em busca de um emprego, os recém-formados encaram um desafio ainda maior: não só precisam lidar com esse problema geral, mas possuem o obstáculo extra de estarem competindo por uma mesma vaga com candidatos bem mais experientes. Se você se identificou, aqui estão algumas dicas que poderão te ajudar.


1. Tenha certeza de estar recebendo conselhos atualizados
Se seus pais são sua principal fonte de orientação na busca por um emprego, você já tem uma desvantagem, porque as maneiras de encontrar um trabalho mudaram significativamente na última década. Se eles estão lhe dizendo para ir pessoalmente entregar seu currículo ou ligar insistentemente para aqueles que receberam sua indicação, é sinal de que precisa procurar conselhos mais atuais.

2. Opte por qualidade ao invés de quantidade
Um pequeno número de currículos bem-feitos trará melhores resultados do que uma apresentação genérica enviada a 100 empresas. Isso significa, no mínimo, elaborar uma carta de apresentação diferente para cada posição que você se candidatar. (E isso significa realmente customizá-las – pelo menos dois parágrafos novos por vaga, e não apenas modificar o nome da companhia).

3. Certifique-se que seu currículo não se parece com o de um estudante
Muitos recém-graduados enviam currículos nos quais a primeira meia página trata de notas e honras educacionais. Mas o que você realmente tem que mostrar nesse momento são suas experiências profissionais – estágios, trabalho voluntário e assim por diante. É provável que um recrutador gaste cerca de 20 segundos na verificação inicial do seu currículo. E o que você quer que ele veja nesse instante: uma rápida lista de cursos que fez durante a faculdade ou experiências diretamente relevantes para o cargo para o qual está contratando?

4. Não tenha medo de mostrar um pouco de personalidade na sua carta de apresentação
Geralmente os recém-formados assumem que toda comunicação profissional deve ser formal. Mas na verdade os recrutadores leem tantas cartas desse tipo durante o dia que escrever uma que soe como uma pessoa de verdade falando pode realmente fazer a diferença. Isso não significa que você não deva se importar com a gramática ou a boa escrita – só faça parecer com uma conversa.

5. Comece seu networking, se você ainda não pratica
Pergunte a todos que conhece se possuem um contato relacionado com os tipos de trabalho que está procurando, e não tenha medo de usar essas conexões quando descobri-las.

6. Use os centros de apoio da sua universidade
Você pode achar que os recursos disponíveis na sua faculdade servem somente para os alunos atuais, mas muitas instituições de ensino mantêm centros de apoio exclusivos para graduados. Peça-lhes para indicá-lo a ex-alunos que atuam na área em que está interessado.

Fonte: Mais Estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.