Além das habilidades profissionais, a capacidade de adaptação
ao ambiente e espírito colaborativo são requisitos muito valorizados pelas
empresas. Algumas pessoas, porém, têm dificuldades em lidar com pensamentos, crenças e valores diferentes.
Trabalhar em
grupo não é fácil para ninguém. O fato é que a empresa é um time onde não há
espaço para o individualismo. Veja algumas dicas que podem tornar o trabalho em
equipe mais interessante:
SABER OUVIR
Não tente impor o seu ponto de vista e dê atenção a opiniões
contrárias. Nem sempre é fácil admitir que a ideia de um colega seja melhor do
que a sua, mas lembre-se de que, mais importante do que o orgulho, é o objetivo
comum que conta nessa hora.
SABER COMPARTILHAR
Dividir responsabilidades e compartilhar informações faz parte
do trabalho em equipe e são ações fundamentais para o cumprimento das tarefas.
MANTENHA A POSTURA SOLIDÁRIA
Manter-se sempre à disposição do colega e ajudar quando
preciso é demonstração de generosidade e senso de coletividade. Isso fará com
que você não se sinta constrangido quando precisar de apoio de alguém.
APRENDA COM OS COLEGAS
Todos têm qualidade e defeitos. Procure ver o que os outros
funcionários têm de melhor e aprenda com eles. Da mesma maneira, evite copiar o
que é criticado no perfil deles.
MOTIVE E MOTIVE-SE
É comum ver equipes desconectadas e desmotivadas. Muitas vezes
um sorriso, uma palavra amiga ou um pequeno elogio muda tudo no clima
organizacional. Seja o agente da felicidade do seu ambiente de trabalho:
organize lanches coletivos, divulgue palestras, livros e filmes de interesse
mútuo sempre agregando pessoas a valores positivos. Quem semeia energia positiva,
colhe ânimo e satisfação pessoal, pode acreditar.
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