Acostumados
ao chat das redes sociais, muitas vezes nos esquecemos de que, em ambiente
corporativo, a linguagem na troca de mensagens deve obedecer a critérios
diferentes.
A chamada “netiqueta” é importante
para manter a sua imagem, preservar dados da empresa e melhorar a comunicação
entre os colegas e chefia. Apesar de e-mails serem considerados menos formais
do que cartas impressas, algumas regras devem ser observadas:
PROFISSIONALISMO
Nunca
envie mensagens com temas religiosos ou imagens eróticas, piadas, correntes, emoticons
e avisos de vírus. Extremamente inconvenientes em ambiente corporativo, mensagens
com conteúdo impróprio pegam muito mal e enchem desnecessariamente a caixa de
entrada do destinatário.
SEJA EDUCADO
Pessoas que você não conhece bem devem ter tratamento respeitoso,
como Senhor e Senhora. Usar o primeiro nome em correspondência deste tipo
somente para os que são íntimos e lhe deram autorização. Nunca se esquecer de
usar e abusar das palavras mágicas “por favor” e “obrigado” e, por menor que
seja a mensagem sempre deve haver uma saudação no início e assinatura no final.
CUIDADOS NA REDAÇÃO
Cuidado com o tom muito emocional e excessos ao redigir. Escreva a
mensagem com objetividade, clareza e evitando trechos muito longos. Dedique um
tempo para reler e passar o revisor ortográfico, tendo sempre em mente quem vai
ler e reservando a intimidade somente para os amigos. Seja conciso, mas cuidado
para a falta de informações essenciais. Se estiver muito cansado ou sem tempo,
peça a um colega em que você confie para fazer a revisão.
ABREVIAÇÕES
O uso crescente das redes sociais propagou o vício das
abreviações. Reserve a linguagem codificada, como “vc” ao invés de “você” e “msg”
ao invés de “mensagem”, se tiver certeza de que o destinatário vai compreender
as abreviações. Não escreva em caixa alta, ou seja, usando só letras
maiúsculas, é considerado muito indelicado.
URGENTE
Não use alta prioridade sem necessidade, para não cair no
descrédito. Também é preciso cuidado para não transparecer que a urgência é só
sua. Mensagens enviadas em cima da hora demonstram que a pessoa não se
organizou para a execução da tarefa.
ANEXOS
Não anexar arquivos desnecessários ou secretos. O tamanho também
deve ser observado: se necessário faça uma compactação do documento, para
evitar problemas com os servidores no destino.
O e-mail é hoje
uma das formas de comunicação mais usadas em nossa sociedade e foi criado para
envio de mensagens breves e simples. Não vale a pena comprometer a sua carreira
ou ofuscar a sua competência por ignorar noções básicas de boas maneiras e
regras de etiqueta. Clientes e parceiros podem não perdoar algumas gafes e, em
alguns casos graves, pode até gerar demissão.
ola! Tudo bem? eu queria saber se seria recomendavel colocar minha experiencia anterior no curriculo, sendo que eu so durei 3 meses no trabalho.
ResponderExcluirAndresa Silva, como vai? Lembrando que currículo não é biografia, a experiência só deve ser inserida se tiver relação com a vaga anunciada, ok? O motivo da saída pode ser perguntado durante entrevista pessoal. Grande abraço!
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