Os currículos em word não têm mais relevância no mundo moderno. A maioria dos caçadores de talentos está buscando nas redes sociais informações que precisam sobre candidatos a vagas de emprego. Há uma infinidade de redes sociais na Internet com conteúdos, objetivos e públicos diferentes, mas alguns ambientes foram especialmente criados para contatos profissionais e devem ser aproveitados.
O LinkedIn cresce a cada dia, com mais de 150 milhões de usuários no mundo, 7 milhões no Brasil. Na hora de procurar emprego esta ferramenta não pode ser deixada de lado. É possível manter contatos através de conexões com pessoas e empresas e se candidatar a vagas aproveitando as funcionalidades para manter-se atualizado e tornar-se uma referência na área de atuação.
É preciso desenvolver uma estratégia: ter um perfil completo com informações da carreira, conversar com outros profissionais e trocar informações. Outra dica importante é participar de grupos que tenham a ver com a área de atuação. O valor de um grupo é medido pelas ações dos integrantes e requer o mínimo de etiqueta:
1) Ouvir primeiro e depois falar. Interaja com discussões abertas, só então inicie a sua própria discussão, assim você já terá conhecido a cultura ou atmosfera do grupo.
2) Evite vender ou fazer marketing. Se alguém busca informações, responda diretamente a quem solicitou, em mensagem privada.
3) Cuidado com multiplataformas. As postagens do Twitter, por exemplo, podem ser trazidas para o LinkedIn, mas são de outro tipo, para outra ferramenta, então todo cuidado é pouco.
4) Seja educado, evite argumentações acaloradas, não use termos chulos ou palavrões.
É recomendável um cronograma de atividades online. O ideal é entrar no LinkedIn duas vezes por dia pelo menos, ler e participar de grupos e discussões, compartilhando informações e buscando oportunidades na maior rede de negócios do mundo.
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