Social Icons

quinta-feira

Etiqueta na mesa de negócios



          Quem nunca teve dúvidas sobre como se comportar em um almoço ou jantar de negócios? Falar de boca cheia, atender o celular de 2 em 2 minutos, rir alto e outras gafes à mesa dispensam comentários. Para não comprometer a sua imagem profissional é preciso conhecer alguns detalhes de etiqueta a serem usadas em refeições mais formais com o chefe, fornecedores ou clientes.

          Veja algumas dicas para se comportar com elegância neste tipo de evento:

O GUARDANAPO
O guardanapo serve para tudo, menos para limpar a boca. Use dobrado no sentido do comprimento, com a abertura voltada para você, para proteger a roupa. Se for preciso levantar por algum motivo, deve ser dobrado e colocado à esquerda do prato. Ao retornar à mesa, coloca-se novamente no colo. Deve-se encostar o mesmo nos lábios antes de usar os copos, para evitar marcas de gordura, e após a bebida, para secá-los. Ao terminar a refeição, coloque displicentemente do lado direito do prato, sem amassar ou dobrar, mas escondendo os resíduos. Se cair no chão não tente pegá-lo. Aguarde ou fale com o garçom, para que providencie outro.

TALHERES
Dependendo do tipo de refeição e do prato escolhido, pode haver mais de um tipo de talher. A regra é usar sempre de fora pra dentro, na medida em que os pratos forem sendo servidos. Os das extremidades são usados para entradas, os do meio no prato principal e os mais próximos ao prato, ou acima dele, para a sobremesa. Cortar com a mão direita e espetar o garfo com a esquerda. Entre uma garfada e outra não apoiar a faca na lateral, mas sim no topo do prato. Ao término da refeição, junte garfo e faca paralelamente, com os cabos para o lado direito, para sinalizar ao garçom que já pode retirar o serviço.

TAÇAS
As maiores são usadas para água, as médias para vinho tinto e as menores para vinho branco. Mas quem tem que saber isso é o garçom. Pegue sempre pela haste ou base, para que o calor da mão não altere a temperatura da bebida. Nem pense em levantar o dedo mindinho.

O CAROÇO DA AZEITONA
Retirar da boca discretamente, com a mão em concha e deixar na lateral do prato ou, preferencialmente, em algum pratinho avulso para resíduos.

ALFACE
Cortar ou não cortar? Isso vai depender da habilidade da pessoa: se você consegue fazer uma trouxinha e dobrar a folha, ótimo. Mas, para não correr o risco de ver a sua roupa pingada de azeite e vinagre o melhor é cortar com a faca mesmo, de modo a fazer pequenos pedaços que caibam na boca.
  
BEBIDAS ALCOÓLICAS
Se você bebe pode acompanhar o seu cliente, mas só um pouquinho, nada de encher a cara. Álcool e negócios não é uma combinação das mais recomendáveis.

QUEM PAGA A CONTA?
No mundo empresarial, quem convida paga a conta, seja homem ou mulher.

          A etiqueta à mesa não é difícil. As regras foram criadas não para complicar, mas para facilitar a vida de todos e estabelecer a boa convivência. Na dúvida, observe o que as outras pessoas fazem e só então use os utensílios. 

          Desde a antiguidade assuntos importantes têm sido tratados ao redor de uma mesa de refeição, as chamadas távolas. No mundo dos negócios, estar atento a estes pequenos detalhes pode fazer uma grande diferença na sua carreira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.