Social Icons

quarta-feira

Mostre a sua cara!

Os requisitos solicitados em processos seletivos, de forma geral, são quase sempre os mesmos: trabalhar bem em equipe, ter espírito de liderança, ter boa comunicação e proatividade. Essas competências de fato são importantes, mas poucas pessoas possuem todas elas bem desenvolvidas – o que é normal. O problema é imaginar que, durante o recrutamento, é preciso fingir ser bom em tudo para conquistar a oportunidade.

“O candidato pode se mostrar motivado, vender a ideia de que aquele cargo é exatamente o que ele procura, mas tentar ser outro para atender às expectativas da vaga nunca será o melhor a fazer”, indica Edson Félix, consultor de carreiras. “Vale lembrar que se mostrar muito interessado na vaga é diferente de se mostrar desesperado por ela”, acrescenta.

Qualquer seleção já traz naturalmente uma carga de tensão para quem esta sendo avaliado e o esforço psicológico ainda é maior quando um candidato tenta forçar algo. “É como contar mentiras: parece fácil, mas se formos colocados sob pressão, sempre deixaremos uma ponta sem nó e logo saberão que estamos mentindo”, destaca Félix.

Ainda de acordo com ele, fingir ser algo diferente não costuma funcionar. “Assumir uma vaga em uma empresa é como vestir uma camiseta, se ela for apertada você vai conseguir colocá-la, porém, ela incomodará”, brinca. “Com a carreira não é diferente. Mesmo que consiga convencer o recutador e seja aprovado, ao longo do tempo você terá uma enorme dificuldade para atingir as suas metas, ficará desmotivado e não estará satisfeito profissionalmente”, completa.

Seja você mesmo! – É natural que todos os participantes de uma seleção queiram agradar ao recrutador e tentem evidenciar que possuem os requisitos necessários para a vaga. Mas só quem realmente se identifica com a oportunidade demonstrará com naturalidade tais competências – e isso será percebido pelo recrutador.

Para que o candidato mostre que tem personalidade e, ao mesmo tempo, se destaque na entrevista, Félix recomenda ter clareza sobre os fatores necessários para atender aos requisitos da vaga. Também é fundamental analisar as qualidades dos possíveis concorrentes. “Quando estiver confiante e preparado para um processo seletivo, o candidato mostrará personalidade e, por consequência, ganhará pontos com o recrutador”, afirma.

De acordo com o consultor, o candidato leva vantagem sempre que decide ser ele mesmo durante a seleção. Se estiver dentro do perfil, o interessado terá grandes chances de ser escolhido. Caso não esteja, absorverá o máximo de informações durante o processo e depois poderá usá-las para avaliar o que melhorar em uma próxima oportunidade, até mesmo escolhendo vagas mais compatíveis.

“A vantagem em ser autêntico está na probabilidade maior de se descobrir como profissional, utilizando suas reais habilidades direcionadas ao que realmente gosta e sabe fazer”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.