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segunda-feira

Período de férias pode ser propício para alavancar carreiras

Nas férias, muita gente aproveita para descansar e passear. No entanto, esse período livre pode ser utilizado pelo profissional para realizar um aprimoramento na carreira. Mas, para que essa dedicação a mais à carreira possa valer a pena é preciso refletir sobre os motivadores internos, além de haver planejamento e acordo prévio com a família do profissional, de acordo com o diretor-presidente da Caliper Brasil, José Geraldo Recchia.

"Para descobrir quais são seus motivadores internos, comece a prestar atenção no que você faz de melhor e no que o deixa feliz. Reflita sobre as situações em que é elogiado, no ambiente profissional e/ou fora dele. Há pessoas que se satisfazem solucionando problemas, outras mostram competência para persuadir e vender ideias. Há ainda aquelas que se alimentam dos elogios e do reconhecimento e os profissionais que se realizam ao criar ou ao implantar algo novo, bem como, os autônomos que não precisam receber orientações o tempo todo", ensina.

Ele pontua que depois de o profissional descobrir e ter clareza sobre onde está e o que precisa fazer para ser bem-sucedido no trabalho é hora de conversar com a família e expor as razões que o levam a dedicar parte de suas férias para impulsionar a carreira. Depois disso é preciso ir a campo e identificar onde e como obter o conhecimento que falta. "Nem sempre o conhecimento que se busca está formatado em um curso, por exemplo. Porém, a internet, livros, revistas e eventos são fontes preciosas de informações. Outra opção é conseguir um tutor e 'grudar' nele, ou seja, encontrar alguém que entenda muito do tema desejado e solicitar apoio", indica José Geraldo Recchia.

A ansiedade exagerada pelas férias pode ser um indicador de que o profissional não está satisfeito com sua carreira, sua posição dentro da empresa ou com seu próprio emprego. Para checar se está satisfeito com sua escolha profissional, a Caliper Brasil propõe algumas questões. Caso a resposta para a pergunta 'Estou satisfeito com meu trabalho atual?' seja não ou 'mais ou menos', o próximo passo é avaliar: deseja continuar ou não na profissão? Se sim, deve analisar o que precisa aprender para avançar na carreira. Conversas com pessoas que estejam na posição desejada, chefias e profissionais dos departamentos de recursos humanos podem ajudam a encontrar a resposta. "A necessidade de conhecimento pode ser técnica ou comportamental", explica Recchia.

Colaboradores de empresas com sedes em outros estados ou países podem aproveitar a pausa para conhecer outras unidades. Nesse caso, os ganhos são multiplicados, pois ao mesmo tempo em que buscam novos conhecimentos, os visitantes também deixam suas impressões e a troca é muito benéfica tanto para o empregador quanto para o empregado. Algumas empresas, inclusive, custeiam esse tipo de intercâmbio.

Identificação e desenvolvimento de talentos

O reconhecimento, por parte das empresas, aos colaboradores que usam suas férias para voltarem mais preparados, varia de organização para organização. Para Recchia, todas deveriam valorizar esse comportamento que é vantajoso para ambas as partes. "O profissional que utiliza seu período de descanso para buscar o crescimento ganha tempo, melhora o desempenho de suas atividades e incentiva outras pessoas a seguirem o exemplo dele", avalia.

Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são uma oportunidade para as empresas planejarem o desenvolvimento de suas equipes. Para José Geraldo Recchia, as organizações que encorajam seus colaboradores a alcançarem seus potenciais obtêm como resultado: profissionais mais satisfeitos, desempenhando funções condizentes aos seus motivadores e pontos fortes, com consequentes ganhos de produtividade e lucro.

No nível operacional, um profissional satisfeito com sua função, competente e bem qualificado, diminui as perdas com matéria-prima, a necessidade de reparos em maquinários e os gastos com insumos como água e energia. Além disso, a relação entre os pares torna-se muito melhor e o ambiente mais motivador.

No setor administrativo, os ganhos ocorrem pela diminuição de retrabalhos e pagamento de multas advindas de erros na emissão de notas fiscais /recolhimento de impostos, por exemplo. Na área comercial, um vendedor sem a competência necessária e técnicas de abordagem corretas pode gerar resultados desastrosos, como a perda de vendas e danos à imagem da empresa, à marca e ao produto. Já um líder inadequado que não inspira pessoas impacta diretamente nos resultados da empresa pelo não alcance das metas estabelecidas.


Fonte: administradores

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