terça-feira
Empresa Júnior: a prática dentro das universidades
Dentro das instituições de ensino, as empresas juniores despertam curiosidade. Para muitos, elas parecem ser apenas uma empresa de mentirinha, na qual os alunos brincam de trabalhar – o que logicamente não é verdade: o trabalho é sério e exige muito esforço e dedicação por parte dos seus membros.
Mas o que levaria jovens a trabalhar por horas, sem remuneração? Exatamente a oportunidade de estar trabalhando! Muitos alunos entram na faculdade e estão ávidos para colocar em prática aquilo que estão aprendendo na sala de aula, saber se são bons naquilo com que pretendem trabalhar, exercer cargos de liderança e cumprir compromissos e horários. É a empresa júnior que pode oferecer tais experiências aos alunos.
Além disso, os estudantes buscam um diferencial no currículo e a oportunidade de aumentar o networking, conhecendo alunos de outros semestres e fazendo amizades até com estudantes de outras faculdades. A RH Junior Consultoria, por exemplo, une estudantes da Fundação Getulio Vargas e da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
O que você pode estar se perguntando é: quais são os benefícios que uma empresa júnior agrega à formação acadêmica? A experiência tem inúmeras vantagens, dentre elas, a aproximação com a vida empresarial, o desenvolvimento técnico e interpessoal do aluno e a capacidade de aplicar a teoria na prática.
É importante destacar que essas empresas são geridas exclusivamente pelos alunos graduandos, apesar de contarem com auxílio de professores e profissionais especializados. Dessa forma, os próprios alunos são os responsáveis pela administração da empresa, pela delegação e divisão de tarefas, pela participação em reuniões com clientes e parceiros e pela resolução de problemas verificados no âmbito empresarial.
O aluno tem a possibilidade de vivenciar a realidade empresarial de maneira direta e antecipada. Na maioria das vezes, ele se torna mais apto a solucionar problemas e lidar com situações do dia a dia das empresas, do que aqueles que não participaram de uma empresa desse gênero.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.