Social Icons

quinta-feira

Não durma no ponto - sono x produtividade


          Você é daqueles que dorme tão tarde e acorda tão cedo que quase cruza com si próprio no corredor? Daqueles que dorme tarde e todos os dias, ao acordar indisposto, se arrepende disso? Então saiba que esta é uma péssima decisão para a sua carreira.

          Não importa o quanto você estude, seja graduado e pós-graduado, tenha mestrado ou doutorado, o que vai pesar mais diretamente na sua produtividade é o seu bem-estar. Se você não tiver bons hábitos, principalmente em relação à alimentação e sono, o corpo começa a falar e, principalmente, falhar.

          As organizações já entenderam que sono é dinheiro. Um expediente normal é de 8 horas por dia com 1 hora de folga para almoço, iniciando normalmente entre 8 e 9h da manhã. Esta exigência privilegia pessoas matutinas, por isso muitas empresas estão apostando em horários flexíveis.

          A longo prazo a falta de sono pode virar um problema de saúde crônico e sério, causando diminuição ou ganho de peso, doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão, entre outras, aumentando assim as despesas médicas laborais.  Algumas organizações tentam explorar ao máximo o potencial criativo dos trabalhadores e possuem locais exclusivos para cochilo e o descanso de funcionários durante o expediente, em paradas periódicas.

           Na correria do cotidiano, o estresse do trânsito e agendas caóticas fazem muitos apelarem para calmantes e outros medicamentos. Porém, algumas simples mudanças de hábitos podem fazer muita diferença:

- nem todos têm a mesma necessidade de horas de sono diários, mas o normal é entre  8  e 9 horas de sono bem dormidas;
- procure sempre ir para a cama todos os dias mais ou menos  no mesmo horário;
- cerca de 1 hora antes, desligue e fique longe dos aparelhos eletrônicos, com o o celular e jogos de video game;
- evite o consumo de alimentos estimulantes, como coca-cola, chá preto e café;
- pratique pelo menos 30 minutos de exercício diariamente;
- pela manhã, espreguice-se antes de levantar, abra as cortinas e dê boas-vindas ao novo dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.