Social Icons

quinta-feira

Universitário depois dos 30
























          Os dados de pesquisa de Censo do Ensino Superior do Inep mostra que um em cada três estudantes que se matriculam em cursos de graduação tem mais de 30. É nesta faixa de idade que o crescimento das matrículas tem sido mais expressivo nos últimos anos.

          Segundo os especialistas, os principais motivos da expansão do acesso destes alunos em cursos de formação superior são:

- a criação e aumento da oferta de cursos à distância e de formação de tecnólogos – os cursos EAD possibilitam a flexibilização dos horários, evitam perda de tempo com o deslocamento do aluno e eventuais despesas. Os cursos de tecnologia são relativamente novos, mais focados e mais simples, e o aluno pode concluir o ensino superior em até 2 anos.

- busca por uma melhor colocação no trabalho – cada vez mais competitivo, o mercado de trabalho exige melhor formação, mais conhecimento e a pressão por atualização é grande. Novos modelos de gestão encorajam que o funcionário inicie ou continue os estudos, oferecendo benefícios, convênios e ajuda de custo.

- o desejo de obter uma segunda graduação – em busca do segundo diploma, os trintões, quarentões e até cinquentões estão de volta às salas de aula. Seja para ampliar os conhecimentos, alcançar uma posição melhor no mercado de trabalho, ou apostar em uma nova carreira, este é um público cada vez mais presente no banco dos “calouros”.

          Voltar aos bancos universitários é um desafio, porém não existe idade certa para entrar na faculdade. Sem se prender a estereótipos, a presença de estudantes mais velhos nas faculdades é uma tendência crescente, provando que nunca é tarde demais para buscar o conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.