Social Icons

quinta-feira

Os testes vocacionais funcionam?




          Época de vestibulares e você ainda não decidiu sobre qual carreira seguir? Esta dúvida é mais comum do que você imagina. Psicólogos tentam ajudar com os testes vocacionais, que são feitos não para determinar uma carreira, mas para que o estudante possa se conhecer melhor e escolher uma profissão que seja condizente com a sua personalidade.

É importante fazer um teste vocacional para ter uma ideia da área de atuação, mas o estudante não pode se basear somente no resultado. É importante conhecer o mercado de trabalho da profissão desejada e as possibilidades e tendências do setor escolhido.  A maioria dos testes ressalta as profissões tradicionais, sem levar em consideração os novos cursos e novas profissões emergentes no mercado de trabalho.

Segundo os especialistas, testes vocacionais ajudam sim a identificar o curso ou profissão que mais agrada ao estudante. Mais do que direcionar para um caminho, a maioria dos testes ajudam a pensar sobre si mesmo, habilidades, interesses, valores e objetivos.

          A recomendação é que vários testes sejam feitos, em diferentes momentos. Assim como qualquer teste psicológico, o ideal é que seja acompanhado de um profissional qualificado, mas alguns sites apostam no autoconhecimento para que a pessoa tenha condições de fazer uma escolha vocacional de acordo com o seu perfil.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.