quinta-feira
Regras de etiqueta no trabalho
Muito além do bom dia, boa tarde e boa noite, a etiqueta no trabalho inclui a linguagem verbal e não verbal. Um pequeno deslize num momento inapropriado pode comprometer a sua carreira. Os candidatos são contratados não só pelas habilidades técnicas, mas também comportamentais. Respeitar algumas regras básicas de etiqueta facilita a convivência com chefia, colegas e parceiros no trabalho.
A proprietária da Etiqueta Empresarial Executive Manners Consulting, Maria Aparecida Araújo, reuniu 12 dicas que são válidas para empresas com qualquer grau de formalidade:
RESPEITO - A base de todo relacionamento saudável. Nunca se esqueça da regrinha: "tratar os outros como gostaria de ser tratado".
PRIVACIDADE - Mesmo que passemos a maior parte de nossas vidas no ambiente de trabalho, os colegas devem ter direito à privacidade. Não seja invasivo, não bisbilhote documentos e correspondência e, principalmente, não faça perguntas indiscretas sobre a vida pessoal.
BRINCADEIRAS INCONVENIENTES - Bom-humor é desejável em qualquer ambiente. Mas as brincadeiras no horário de trabalho devem ser moderadas, mantendo o limite mínimo do bom senso.
SEJA PRESTATIVO - Saber trabalhar em equipe é um dos requisitos básicos para o bom andamento do serviço e alcance dos objetivos da empresa. Não se trata de "ajudar" o colega, mas manter o espírito de grupo, se oferecendo para servir sempre.
ACEITE OS DESAFIOS - Se a empresa lhe passou uma atividade que você considera difícil, tome como um desafio e prove sua competência sem medo. Nada de duvidar da sua própria competência e se esforce ao máximo.
CUMPRA O QUE PROMETE - Mantenha os prazos sob controle. O seu chefe não paga os funcionários para ouvir desculpas.
MODERE A VOZ - Falar e rir alto em ambiente de trabalho atrapalha os colegas e interfere na produtividade, além de ser deselegante.
RESPEITE OS HORÁRIOS - Não se atrase com frequência, respeite os horários de entrada, saída e intervalos.
CHEIRE BEM - Nada pior do que passar o dia inteiro ao lado de uma pessoa com perfume muito forte, por isso use com moderação.
TRATE BEM AS PESSOAS - Fornecedores, clientes, serventes, ascensoristas, colegas, chefes e subordinados devem ser tratados com gentileza, sem distinção.
RESPEITE A HIERARQUIA - Conheça o organograma da empresa. Mesmo fora das instalações, como áreas de convivência, alimentação, elevadores ou corredores, mantenha em mente a hierarquia e meça as palavras ao se dirigir a superiores.
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