quinta-feira
Mudança de carreira: ainda dá tempo
Levante a mão quem nunca cogitou mudar de carreira em algum momento da vida. Mas quando o sentimento persiste e somos tomados constantemente por dúvidas e insatisfações é melhor pensar seriamente no assunto.
Muitas vezes o sentimento de frustração está mais ligado ao desenvolvimento da carreira do que a escolha da atividade. Descobrir o motivo da insatisfação é o primeiro passo. O que torna a sua vida profissional infeliz? Somente depois de ter certeza de que não se trata de cansaço passageiro é que vale a pena se mobilizar, por isso é importante uma autoanálise.
O segundo passo é planejar. Está na hora de estabelecer novos objetivos e necessidades. Estude o mercado de trabalho, faça cursos de especialização na nova área de atuação. Vale também conversar com outras pessoas que estão no ramo e checar se a realidade corresponde às suas expectativas. Se preciso, procure profissionais especializados em aconselhamento de carreira e coaching.
O profissional não deve esquecer que a transição de carreira tem um período de adaptação. Além do desenvolvimento de novas habilidades e competências, é preciso estar preparado financeiramente. Uma mudança como esta pode levar mais tempo do que o previsto, por isso e importante ter uma reserva, principalmente quando há família e filhos envolvidos.
A quantidade de desafios é proporcional ao tamanho da mudança. Em muitos casos, significa recomeçar em cargos hierarquicamente inferiores ou perda na remuneração, mas o novo caminho a ser percorrido trará experiências interessantes e de crescimento. Não importa a sua escolha, os desafios dependerão do tamanho da mudança.
As possibilidades estão por aí. Acredite no seu potencial e não desista dos sonhos. Veja aqui exemplos de pessoas que mudaram a própria história dando uma guinada na carreira!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.