Sabe quando você chega em casa do trabalho com muitas dores nas costas ou nos pés? A má postura no trabalho compromete a produtividade e a saúde do trabalhador, podendo provocar uma série de patologias. Em alguns casos pode até causar o afastamento temporário ou definitivo do empregado da empresa ou cargo.
A fisioterapeuta Ariane Pitrez destaca em entrevista que as dores e consequências vão depender do tipo de atividade, por isso os cuidados especiais variam de acordo com o caso. Os vícios posturais vão se instalando em nosso corpo se manifestando em incômodos diários, acarretando lesões que ficam mais difíceis de ser tratadas com o passar do tempo.
Inversão da lombar, artrites, bursites e tendinites estão lotando os consultórios médicos com reclamações que poderiam ser evitadas pelas empresas, com programas de ginástica laboral, móveis e jornadas de trabalho adequadas. Para evitar o grande volume de licenças, as empresas devem estar atentas aos primeiros sinais de desconforto e investir em boas práticas que incentivem a qualidade de vida e bem-estar através de atendimento às regras de ergonomia.
Vejam as posturas mais adequadas:
ABAIXAR - Não sobrecarregue a lombar e faça a flexão dos joelhos quando for pegar alguma coisa do chão.
DE PÉ - Mantenha a postura ereta, distribuindo o peso em ambas as pernas.
ESCADAS - É preciso distribuir a carga para os músculos das coxas.
NO COMPUTADOR - O monitor deve estar na altura dos olhos, punhos relaxados na mesa, pernas a 90 graus e pés apoiados no chão ou apoio.
NA MESA DE TRABALHO - A coluna deve ficar reta, e o peso do corpo sobre os glúteos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.