Social Icons

quarta-feira

Profissão: Biólogo




          Biologia é uma palavra de origem grega: bios=vida; logia=estudo. É função desta ciência, portanto, preocupar-se com a origem dos seres vivos, sua evolução e sobrevivência.

O QUE FAZ: O desenvolvimento dos conhecimentos nesta área possibilita uma vasta atuação profissional na ecologia e ciências ambientais, bem como na medicina e indústria. Também atuam em projetos de pesquisa voltados para a preservação da natureza e implantação de normas ISO nas empresas, ONGS, laboratórios, parques ecológicos, museus, e zoológicos. Os cursos de licenciatura permitem a formação de professores.  

APTIDÕES, HABILIDADES E COMPETÊNCIAS: Interesse pela pesquisa científica, gostar da flora e fauna, facilidade de trabalhar em equipe, se preocupar com as questões de meio ambiente.

ESPECIALIZAÇÕES: Após a licenciatura ou bacharelado, o profissional poderá se especializar em Zootecnia, Genética, Biologia Marinha, Biologia Celular, Botânica, Ciências do Meio Ambiente, Ecologia de Campo e outras.

MERCADO DE TRABALHO: Há mais de 30 atividades profissionais regulamentadas pelo Ministério do Trabalho. Nas empresas privadas há vagas para participação em projetos sobre impactos ambientais. No setor público, Prefeituras, Secretarias e órgãos federais também contratam, via concurso. É possível trabalhar com biologia agrícola, biocombustíveis e biotecnologia. Na área de licenciatura em Ciências Biológicas também há mercado de trabalho, pois existe carência de professores nos ensinos fundamental e médio, representando grande demanda.

          O tema meio ambiente está na pauta mundial. A maioria das empresas busca o desenvolvimento sustentável, de modo a explorar os recursos naturais de maneira consciente e responsável. O biólogo está entre os profissionais responsáveis pelo enquadramento das empresas nos padrões da economia verde, controlando a poluição e elaborando projetos para o reaproveitamento dos resíduos.

         A carreira do Biólogo é uma das que mais cresce no mundo. Com base no mercado e nas necessidades várias possibilidades se abriram para a atuação deste profissional. A profissão está em ascensão e não pode-se dizer que é a profissão do futuro, mas do presente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.