Social Icons

domingo

Vantagens e desvantagens da carreira pública

      



          Para quem está em início de carreira, passar em concurso público é quase um sonho. Os altos salários e pacotes de benefícios atraem milhares de candidatos em busca do seu lugar ao sol. Mas será que tudo são flores no serviço público? Então porque há servidores mal humorados e visivelmente descontentes no atendimento à população?

Pesquisamos algumas vantagens e vantagens para que você tome a sua decisão:

VANTAGENS

- Estabilidade financeira - é possível fazer planos com o salário, pois o serviço público não oscila tanto quanto os setores de iniciativa privada.

- Bom salário - a desvalorização é menor no serviço público e há vários benefícios, como auxílio-transporte, auxílio-alimentação, auxílio-creche e anuênios garantidos ao servidor, que, muitas vezes, chegam a ultrapassar o salário-base.

- Segurança - ao terminar o estágio de três anos o servidor não pode ser mandado embora, a não ser que cometa falhas graves.

- Aberto para todas as idades - ao contrário da iniciativa privada, que usa a idade como critério de avaliação nos processos seletivos, no serviço público é preciso ter no mínimo 18 e no máximo 69 anos de idade.

- Não é preciso experiência anterior - uma das maiores dificuldades de quem está entrando no mercado de trabalho não é importante nos concursos públicos. As exigências para os cargos se referem a habilidades específicas, testadas em provas objetivas e discursivas.


DESVANTAGENS

- Limite de salário - se comparado ao salário de grandes executivos de empresas particulares, o teto de R$ 28 mil do funcionalismo público é bem menos do que a realidade do mercado.

- Rescisão - se você decidir desistir e voltar à iniciativa privada, não haverá nada a receber e não há recolhimento para o fundo de garantia.

- Estabilidade - a estabilidade está condicionada ao estágio probatório de três anos. Neste período o concursado pode ser dispensado ou exonerado.

- Futuro - Nada impede que você seja transferido para outro local de trabalho totalmente inapropriado, ou que tenha cortes de salários e benefícios por decreto a qualquer momento. Você não tem controle sobre a sua carreira no serviço público.

- Condições de trabalho - algumas repartições públicas são mal cuidadas, sem refrigeração, e com mobiliário e computadores velhos e antiquados. Tenha em mente que pode se adaptar a qualquer adversidade em ambiente e local de trabalho antes de se candidatar a um cargo público.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.