segunda-feira
Uso do celular no trabalho: perigo na palma da mão
O uso do celular está tão inserido nas nossas rotinas que nem prestamos mais atenção quando estamos sendo inconvenientes. Podemos falar com amigos, familiares, clientes e colegas a qualquer hora e lugar com os mais modernos recursos multimídia. No entanto, no ambiente de trabalho é preciso ter atenção a algumas regras, pois o uso indevido não é culpa do aparelho, mas da falta de educação das pessoas.
A legislação trabalhista não é recente, portanto não inclui o uso de internet e celulares. Muitas empresas, porém, possuem manuais de procedimentos e boas práticas para dispositivos móveis. Algumas até proíbem a entrada de funcionários portando o aparelho. O regulamento deve ser apresentado ao trabalhador imediatamente após a contratação, caso contrário, é necessário usar o bom senso para evitar gafes e outros transtornos com a chefia.
Algumas dicas de etiqueta corporativa no uso do celular, principalmente para assuntos pessoais:
- Uso excessivo: ficar o dia todo "pendurado" no telefone não passa uma boa imagem profissional. Tente conter a ansiedade e deixe para responder SMS, recados e mensagens no fim do expediente, exceto se for alguma coisa realmente urgente.
- Campainha: o ideal é deixar no "vibra call" ou silencioso. Musiquinhas, hino do seu time do coração e timbres engraçadinhos certamente irão incomodar os colegas mais próximos.
- Se realmente tiver que atender uma ligação, mantenha um tom de voz ameno, evitando que terceiros conheçam detalhes da sua vida privada. Os cuidados devem ser redobrados se o assunto for fechamento de negócios. O ideal é que se retire do local para atender, retornando em seguida, mas sem demora.
- Ao participar de uma reunião, desligue o celular. Se estiver aguardando alguma ligação realmente importante, avise aos participantes antes disso acontecer e se retire da sala para falar.
- Se estiver conversando com alguém pessoalmente, não interrompa a conversa para atender uma ligação e nunca deixe o interlocutor esperando.
- Não ligue para ninguém antes das 9h e nem depois das 22h.
- Não use a câmera do celular para captar fotos de colegas, documentos ou das instalações da sua empresa. Compartilhamento de imagens, só com autorização.
- Comunique o seu superior se estiver com algum problema e precisar atender o celular várias vezes durante o expediente.
Quando em serviço, o empregado deve se dedicar inteiramente às atividades para as quais foi contratado, deixando de lado os interesses particulares. Se existir alguma proibição ou restrição oficial, o empregado que contraria esta determinação da empresa está cometendo um ato de insubordinação e está sujeito à punição que pode ser, desde uma advertência verbal até demissão por justa causa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.