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quinta-feira

Quem são os novatos?


Lauro Neto

Uma pesquisa inédita do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/Rio) feita com 22.960 estudantes cadastrados no banco de vagas da instituição traçou o perfil dos estagiários que trabalham em 3.022 empresas em todo o Estado do Rio. Com o cruzamento de dados, o que chama mais atenção é que apesar da maioria (73%) estudar em universidades particulares, apenas 0,05% pertencem a famílias com renda acima de R$ 5 mil. Arnaldo Niskier, presidente do CIEE, não se surpreende com essa estatística.

É uma das distorções da educação brasileira. O ensino superior opera na dinêmica inversa: os estudantes pobres tem que pagar a universidade privada, e os ricos estudam de graça nas públicas. Isso, a médio e longo prazo, é insustentável. Não tem lógica. Os indivíduos de renda mais baixa são os que mais sofrem para terminar a faculdade – diz Niskier.

A pesquisa revela ainda que 74% dos estudantes moram com os pais, enquanto apenas 5% dividem a casa com amigos e 3% moram sozinhos. Para Niskier, dividir a moradia com a família é um reflexo da crise econômica, mas traz aspectos positivos.

- Muitos jovens a partir dos 15 anos tentavam declarar independência, mas houve uma regressão nesse número nos últimos anos, fruto da crise econômica e da incapacidade de se sustentarem sozinhos. Agora, estão ficando mais tempo em casa com os pais, o que é bom, pois eles são os reais educadores – acredita o presidente do CIEE.

Requisito fundamental para quem procura um estágio, um segundo idioma além do português é dominado por 62% dos jovens que responderam à pesquisa, sendo que 56% optam por estudar inglês e 20% espanhol. Na opinião de Niskier, é preciso elevar esses percentuais:

- Nossa meta é chegar a 80% até 2012, temos que oferecer um segundo e um terceiro idiomas não apenas ao estagiários, mas também aos aprendizes. Também surgiu uma demanda no CIEE por um curso de francês.

De acordo com ele, o CIEE também vai promover um seminário com o Senac para discutir oportunidade de estágio para pessoas com deficiência e realizar cursos para portadores de altas habilidade em parceria com um instituto especializado de Israel, necessidades que surgiram a partir da pesquisa.


Fonte: Jornal O Globo - Caderno Megazine

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O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.