Social Icons

segunda-feira

::ESPECIAL ESTÁGIO:: Consegui o diploma. E agora?

========================5ª. Recomendação


Consegui o diploma. E agora?


Identifique suas chances de ser efetivado ao término do estágio


Uma dúvida paira na cabeça de muitos estagiários que estão prestes a se formar: será que vou ser efetivado ou estarei desempregado daqui há um tempo? Não se desespere. Existem meios de saber se você tem alguma chance ou será de colocar seu diploma embaixo do braço e ir trabalhar por outro emprego.

O consultor da LCZ Desenvolvimento de Pessoas e Organizações, Paulo Celso de Toledo Júnior, acredita que as empresas devem ser claras quanto a seus planos para os estagiários e estabelecer indicadores de desempenho para definir a possível efetivação. “As organizações devem informar claramente ao estagiário o que ele precisa fazer para ter uma oportunidade. Desta forma, o estagiário vai saber que a acomodação pode lhe custar a dispensa ao final do prazo”, avalia.

Mas e quando a empresa não põe as cartas na mesa? O diretor da consultoria de estágios Agieer, Eduardo Collinett, explica que o estudante deve ter esta percepção das possíveis chances que terá dentro da empresa desde o momento da entrevista para a vaga. Ou seja, no dia a dia, o estudante deve interpretar o grau de importância de suas atividades, o poder de decisão delegado a ele e o nível de relacionamento com as pessoas da empresa.

Mas caso não haja uma política de acompanhamento, ele deve pedir a seu superior um feedback. “É importante utilizar momentos em que é indagado pelo superior ou RH sobre qual seu grau de satisfação com o estágio para comentar sobre seu futuro na corporação. Além disso, o estagiário para comentar sobre seu futuro na corporação. Além disso, o estagiário deve deixar claro suas dificuldades e o que pode ser melhorado em cada atividade atribuída”, defende. Se depois de todas essas tentativas você não obtiver retorno, as chances de permanecer na empresa são mínimas. Porém, isso não quer dizer que sua carreira está arruinada e tão pouco que você acaba de ganhar um atestado de incompetente.

Além disso, não é errado começar a procurar um novo emprego um pouco antes de acabar o contrato, mais ou menos uns 30 dias do final do prazo, mais isso deve ser feito com o conhecimento do gestor, orienta Toledo Júnior.

Serei efetivado?

*Observe se há vagas a serem preenchidas. Raramente uma empresa cria uma vaga apenas para efetivar um estagiário

*Perceba se há interesse de alguma pessoa, chefe ou orientador em ensinar coisas úteis em um cargo efetivo

*Analise se o seu trabalho é apenas observar, fazer trabalhos burocráticos ou lhe são atribuídas tarefas que contribuem de fato para a área onde está estagiando

*Procure saber o que empresa tem feito com outros estagiários ao final do período

*Observe se o período já foi renovado pelo menos uma vez e se já é tratado como parte da equipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.