A importância da Prática
Entenda que aproveitar as oportunidades de estágio é essencial para a sua carreira
A universitária Juliana Maringoli Limonge, que cursa Nutrição em São Paulo, tem que cumprir três estágio obrigatórios em empresas credenciadas pela universidade na qual estuda: Clínica Hospitalar, Administração em Unidades de Alimentação e Nutrição (AUAN) – que deve ser feito em um restaurante industrial ou comercial – e Saúde Pública.
Até agora, ela já cumpriu dois: na área clínica, a estudante atuou no Hospital A.C. Camargo e, no momento, cumpre o estágio no restaurante da G.R. S/A, grupo de soluções em alimentações.
Apesar de o curso exigir tantos estágios, Juliana sabe que eles serão o passaporte para o universo profissional e, por isso, faz questão de aproveitar ao máximo as oportunidades. “Por mais que eu seja uma estagiária, sempre me sento na obrigação de realizar corretamente as tarefas propostas, conforme o que aprendi em sala de aula. Não acho que porque estou na posição de estagiária devo apenas cumprir com o esperado, mas sim considerar a oportunidade de poder atuar efetivamente como uma profissional”, considera.
A estudante destaca que em ambos os estágios ela teve o acompanhamento de seus gestores e que isso foi essencial para seu aprendizado. Mas nem todo mundo tem a mesma oportunidade de Juliana. Segundo a diretora de recursos humanos da V2 Recursos Humanos, André Kuzuyama, algumas corporações pecam por não possuírem um programa de estágio estruturado e, muitas vezes, quando surgem vagas efetivas, não dão prioridade ao recrutamento interno. Para ela, o ideal é que todo empreendimento tenha um programa com regras claras, avaliações e acompanhamento. Um exemplo de empresa que se preocupa com o estagiário é a Máxima Promoções e Eventos, que atua no segmento imobiliário. Com três ano no mercado, já efetivou dois estagiários. A sócia-diretora da empresa, Roseane Oliveira, conta que o responsável por cada setor acompanha seus aprendizes em todos os processos e dão abertura para que os estagiários possam dar opiniões. “Somos abertos a idéias novas que possam ajudar nas questões da empresa, como diminuição de custo, apresentação de novos projetos, entre outros”, diz.
Fique atento
*Verifique se sua empresa tem uma política estruturada de estágio
*Perceba se o seu estágio tem um acompanhamento e avaliação de um ou mais superiores
*Cabe ao estagiário ter visão no futuro e consciência de que existe um caminho a ser percorrido
*Alguns comportamentos podem facilitar a efetivação: postura profissional (pontualidade e comprometimento); interesse em aprender (questionar e buscar alternativas); iniciativa (proatividade, disponibilidade e flexibilidade)
*Quando se candidata a uma vaga, o estudante deve ter muito claro o seu objetivo, ou seja, o que deseja obter do estágio para não se decepcionar mais tarde com o desalinhamento entre sua expectativa e o resultado obtido. A efetivação dependerá muito mais do estudante do que ele próprio imagina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.