Social Icons

quarta-feira

Currículo & Marketing Pessoal

Se algum dia você já vendeu algo, sabe que este algo tem que ser comunicativo o bastante para atrair a atenção do cliente, objetivo o bastante para não tomar o tempo do cliente e convincente o bastante para atender a necessidade do cliente.


No processo de marketing pessoal, sua imagem profissional é o produto que você irá vender, sendo assim é necessário planejar para expor seus conhecimentos e habilidades no mercado de trabalho. Atributos como experiência, formação, competências, relacionamento e outros assuntos importantes sobre o perfil do profissional devem se destacar em um mercado de trabalho extremamente competitivo.

Empresas agregam serviços e trabalham no marketing para transformar commodities em produtos de valor. Como você já é todo serviço, só falta o marketing. Que tal aprender um pouco sobre uma das principais ferramentas que compõe o seu marketing pessoal? Isto mesmo, estamos falando do currículo!

A primeira dica é que antes de redigir o currículo, o profissional deve imaginar o percurso que o mesmo cumprirá até atingir a finalidade almejada: a entrevista.

Então pergunte-se: Quem deverá ler meu currículo? O que estará procurando? Qual será a forma mais clara de expor minha experiência? Ou seja, o currículo deve ser elaborado com foco no selecionador e não em si mesmo. E lembre-se que um currículo que chama a atenção é aquele que tem boa apresentação visual, é sucinto e de fácil compreensão.

Seguem algumas dicas para que você possa desenvolver seu currículo de forma adequada:


SEQUÊNCIA DE APRESENTAÇÃO


- Nome completo – deve constar na primeira linha do currículo.

- Endereço residencial completo – rua, número, CEP, telefone (residencial/recados/celular) e e-mail.

- Dados Pessoais – Exemplo: Brasileiro, casado, 30 anos.

- Objetivo Profissional - sumário sucinto e claro de suas expectativas. Ex.: Gerente da Área Industrial.

- Resumo de Qualificações – habilidades relacionadas à área mencionada no objetivo.

- Formação acadêmica - curso, ano de formação e instituição, quanto mais recente for a conclusão, mais completa deverá ser a descrição.

- Idiomas - mencionar idiomas nos quais tenha fluência.

- Cursos - cursos de aperfeiçoamento mais recentes relacionados a sua área de atuação.

- Experiência Profissional - mencionar empresas onde atuou nos últimos 10 anos, com as datas de entrada e saída (seguindo a ordem da mais recente para a mais antiga), citando os cargos, as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos sempre de maneira objetiva. Evite analisar – apenas informe.


IMPORTANTE

Estes são os princípios básicos que norteiam uma boa apresentação de currículo, porém cada caso deve ser analisado em sua individualidade para que seja definido o modelo mais adequado.



Fonte: Catho

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.