Social Icons

quinta-feira

Qual o melhor momento para trocar de carreira?


          Uma pesquisa feita pela Pactive Consultoria com 1.006 pessoas em 22 estados brasileiros revela que 32% dos entrevistados já pensaram em começar uma carreira diferente, algumas vezes, e 26%, muitas vezes. O estudo também apontou que 65% deles gostariam de fazer algo mais ligado ao perfil e personalidade.

          Seja por insatisfação profissional ou motivos pessoais, alguns simplesmente ousam e mudam de carreira, jogando para o alto anos de experiência. Se você não gosta do que faz ou pretende se aventurar em outros mercados de trabalho, fique atento às dicas dos especialistas antes de “chutar o balde”.

TENHA CERTEZA – Antes da tomada de decisão é preciso refletir para saber se este sentimento não é momentâneo, cansaço ou decepção com o chefe, equipe ou a empresa. Lembre-se de que algumas coisas são comuns a qualquer empresa e lidar com pessoas é muito difícil.

PLANEJE – Estudar o mercado e fazer cursos de especialização ou atualização são fundamentais para ser bem-sucedido na transição. Procure avaliar os pontos fortes e fracos, principais competências e pesquisar perfis das vagas em aberto, sempre de olho nas tendências.

FAÇA NETWORKING – Entre em contato com profissionais da área pretendida e converse sobre as principais atividades e atribuições da carreira. Além de trocar informações, você também amplia a sua rede.

TENHA UMA RESERVA DE DINHEIRO – Um momento de mudança de carreira exige dedicação e, algumas vezes tempo. Até chegar ao cargo desejado, tudo pode acontecer, inclusive nada! Esteja preparado para eventuais períodos de “vacas magras”.

E SE TUDO DER ERRADO? - Caso a mudança não atenda às expectativas, é sempre possível retornar à profissão anterior ou até mesmo conciliar as duas!

          O melhor momento para trocar de carreira é quando você está preparado e tem a consciência de que precisa insistir na mudança para ser feliz. Outros dados da pesquisa mostram que 31% das pessoas não mudam por medo de arriscar, 16% não têm certeza do que gostam e 16% reconhecem que não possuem qualificação adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.