Social Icons

quarta-feira

Hora do almoço: ética e produtividade no cardápio




          Todo trabalho contínuo e que exceda 6 horas deve prever um intervalo para alimentação de, no mínimo, 1 hora por dia, salvo se houver acordo escrito ou convenção coletiva. A hora do almoço não conta como hora trabalhada, mas como horário interlaborial, ou seja, serve para compor as horas trabalhadas por dia, e é um direito do funcionário, segundo a CLT - Consolidação das Leis do Trabalho.

         Um dos momentos mais esperados do horário de expediente, a hora do almoço é excelente para melhorar a sua produtividade e networking. Evite comer diante do computador e aproveite o tempo para sair com os colegas, descansar dos afazeres, fazer compras ou pagar contas. Um intervalo entre as suas atividades tornará o seu dia mais produtivo, mas deve ser bem planejado, sempre de olho no relógio, para não abalar a sua imagem profissional.

SAIA – continuar no local de trabalho durante o horário de almoço significa que você está trabalhando! Procure sair à rua ou, se tiver que comer na empresa, vá para outro local, como refeitórios ou mesa de colegas. Algumas organizações proíbem a permanência no posto de trabalho para evitar contestações futuras e solicitações de  pagamento por hora extra.

APRECIE A COMIDA – nada de ficar respondendo e-mails no celular ou conversar sobre o trabalho nesta hora. Concentre-se no alimento, buscando uma pausa real nas suas atividades, evitando as tecnologias. Evite comidas pesadas ou gordurosas, que irão interferir negativamente na sua produtividade. Para manter o ânimo tome um cafezinho e não dispense uma bela sobremesa!

NÃO ESTIQUE O HORÁRIO – qualquer atraso pode ser mal visto e passar uma imagem negativa, de irresponsabilidade ou falta de comprometimento. É preciso ter atenção aos horários e justificar os atrasos ao seu chefe imediato, principalmente se o seu atraso acarretar em sobrecarga para outros colegas. 

Bom apetite!


     


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.