Social Icons

terça-feira

E se o temporário não virar efetivo? Saiba como aproveitar bem a experiência

Com as vagas de trabalho termporário no fim de ano surgindo, com elas aparecem as dúvidas: vale a pena trabalhar por um período pequeno? Será que vou ser contratado? E se eu não for?

Especialistas em recursos humanos dizem que, mais importante do que pensar na efetivação, é aproveitar o trabalho por tempo determinado para ampliar os contratos profissionais.

"Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que, apesar de ter feito um excelente trabalho como temporário, você pode não ser contratado simplesmente porque a empresa não tem a vaga", diz Sebastião Campos, da consultoria Oliveira Campos. Mas ele garante que a boa imagem que o profissional passou não se perde.

Ao contrário do que ocorre no processo de seleção das empresas, o profissional tem tempo para demonstrar tudo o que sabe fazer durante o trabalho temporário. Mas, para conseguir mostrar empenho verdadeiro, a preocupação deve vir antes mesmo da assinatura do contrato.

"É preciso se perguntar, honestamente, se tem afinidade para aquela vaga e para aquela instituição. Se o profissional só aceitou o emprego como emergência, por causa do dinheiro, não pode se frustar depois, por ver todo mundo festejando, enquanto ele trabalha", afirma Celina Beatriz Gazeti, especialista em gestão de pessoas do Cliv Solution Group.

Mesmo que você não esteja na vaga dos seus sonhos, o trabalho temporário tem de ser visto com a seriedade de um posto fixo. "O que está em jogo é o próprio profissional. Seu caráter", diz a gestora. Saber os direitos do empregado temporário e ler atentamente seu contrato também ajuda a não se frustar com o trabalho.



Fonte: Uol Empregos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.