Social Icons

sexta-feira

A melhor hora para pedir um aumento de salário


Você está pensando em pedir um aumento de salário a seu chefe? Foi sondado por uma empresa com uma proposta salarial maior e pensa em aproveitar este argumento para tentar cavar uma remuneração mais alta? Cuidado para não ir com muita sede ao pote e meter os pés pelas mãos.
Segundo especialistas, esse é um processo delicado, que exige do profissional critério, bom senso e, principalmente, firmeza quanto ao que está pleiteando como remuneração.

O que deve e o que não deve ser levado em conta na hora de negociar o salário
Antes de aventurar-se a procurar o chefe, afirmam consultores de RH, o profissional deve buscar informações sobre os patamares de remuneração de sua área no mercado. É importante também que ele verifique a performance da empresa - se vem colhendo lucros ou se passa por uma crise - e sua performance individual, colocando na balança o que era esperado pela chefia e o que obteve efetivamente de resultado. O funcionário também deve avaliar como está contribuindo para a empresa atingir os resultados desejados.
- É preciso que o profissional esteja em evidência, propiciando resultados significativos ao negócio, isto é, que ele tenha criado processos que reduzam desperdícios ou que aumentem os lucros. Antes de qualquer coisa, é preciso contabilizar essas vantagens para poder solicitar um aumento adequado ao seu valor - afirma Fátima Sanchez, diretora de desenvolvimento e RH da Personal Service.
Fernando Montero da Costa, diretor de Operações da Human Brasil, empresa especializada em seleção e recrutamento de talentos, ressalta que, numa empresa que adote critérios de premiação objetivos e transparentes, mesmo que ela não tenha uma política salarial totalmente estruturada, tudo isso vai contar.
- É a tal história: mesmo que eu tenha um desempenho excelente e acima da média dos demais colegas, se a empresa estiver no vermelho, é provável que eu não consiga o aumento. Por outro lado, se a empresa estiver apresentando excelentes resultados e, entretanto, minha performance estiver na média ou abaixo dela, também poderei receber uma negativa com relação a meu pedido de aumento salarial.
Montero da Costa lembra que o funcionário deve estar sempre antenado com as oportunidades de desenvolvimento na empresa e solicitar continuamente um feedback de seu gestor imediato com relação à sua performance. Quando receber este retorno da chefia, e caso os resultados apresentados tenham excedido às expectativas da empresa, este seria um excelente momento para o funcionário pleitear o reajuste de salário.

Fonte: O Globo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.