Social Icons

sexta-feira

Diploma não garante emprego: é preciso aliar formação, prática e atitude

Já se foi o tempo em que ter um diploma universitário era garantia de emprego. A cada dia, milhares de jovens são lançados no mercado com o ''canudo'' nas mãos e enfrentam inúmeras dificuldades em obter sua primeira oportunidade de trabalho. Com a globalização e a concorrência acirrada, as empresas acabam se tornando mais exigentes. Até mesmo alguns estágios exigem experiência profissional. Os especialistas afirmam que, para o indivíduo se inserir no mercado de trabalho, é preciso ter um diferencial:
- O diploma universitário sozinho não é garantia de emprego. O que garante a vaga é a formação aliada à prática e à atitude desse profissional - afirma a diretora da empresa de recrutamento e seleção Equipe Certa, Ana Carolina Maffra.

Para Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.com, é certo que a formação superior auxilia o
profissional a iniciar sua carreira, mas este acabará encontrando outros candidatos com preparação semelhante disputando o mesmo espaço nas empresas:
- Será o modo como ele se destaca dentre os demais candidatos que poderá garantir a vaga. Além de investir numa atualização profissional contínua, o candidato deve ter atitude positiva e força de vontade.
Em resumo, é preciso ter brilho nos olhos. Isso encanta os selecionadores, sobretudo em processos que envolvem candidatos que acabam de chegar ao mercado de trabalho.
Diante das queixas dos empresários de que o maior problema da atualidade é a falta de qualificação dos profissionais, sairá na frente quem seguir algumas regras: para quem já se formou, o melhor caminho é a especialização, seja num MBA, ou num mestrado. Agora, se o indivíduo ainda está cursando a faculdade, a saída é partir para o aperfeiçoamento do curso. Estudar um outro idioma também ajuda bastante na hora de conquistar uma vaga.
Mas não é preciso ir com muita sede ao pote: assim como uma faculdade não garante emprego, nem toda especialização é o passaporte para o cargo almejado, diz Abrileri. Na hora de escolher que caminhos seguir, ter critério na escolha pode fazer a diferença:
- Geralmente, MBAs efetivamente considerados como boas referências de mercado são caríssimos, pesando muito no bolso de quem os cursa. Então, o melhor é fazer um curso de especialização depois de um período de amadurecimento do profissional no mercado, quando ele já consegue perceber e identificar oportunidades compatíveis com seus objetivos.
Ana Carolina vai além: a especialização é o melhor negócio quando se aprofunda em conhecimentos que o curso de formação inicial não completou.
- Mas detectar esta deficiência é muito mais fácil quando se já tem experiência profissional. Escolher uma pós ou um MBA antes de entrar no mercado de trabalho pode ser uma precipitação e perda de tempo - complementa ela.

Fonte: o Globo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.