Social Icons

quinta-feira

Happy Hour com o chefe: diversão ou hora extra?


          É normal que todo funcionário, ao entrar em uma empresa, queira se entrosar com os colegas e se aproximar das outras pessoas. A melhor oportunidade para isso é a Happy Hour, aquele papo depois do expediente, invariavelmente regado a chopp, caipirinha, vinho e até uísque. Este tipo de networking, porém, está longe de ser somente entretenimento e pode ser uma armadilha.


Quem nunca trabalhou em grandes empresas pode achar o máximo dividir a mesa do bar com o diretor ou presidente da empresa. Estreitar o relacionamento com o chefe pode ser bom para a sua carreira. Mas cruzar a linha tênue da boa convivência e virar parceiro de copo já é outra história, e nem sempre acaba bem.

Você pode ficar tranquilo, achando que não está mais no horário de trabalho e tá tudo liberado, mas saiba que o seu chefe estará analisando você nos mínimos detalhes.



Muita calma nessa hora, principalmente no que diz respeito ao consumo de bebidas alcoólicas. 

Normalmente o álcool deixa as pessoas mais extrovertidas e não é raro virem à tona “aquelas verdades”, que jamais seriam ditas em ambiente corporativo para os superiores e colegas. 

Lembre-se de que você vai ter que encarar todo mundo no dia seguinte, e sóbrio.

     
          


          Não é porque o chefe concordou em tomar um drinks com a equipe que ele virou seu amigo íntimo e vai gostar daqueles apelidos infames e beijo na careca. É preciso continuar respeitando a hierarquia da organização. 

Para quem costuma se empolgar demais, é recomendável evitar a clássica dancinha sensual, principalmente em cima da mesa. Acredite; isso não costuma dar certo e ainda compromete a sua imagem.
          
            Escolha um lugar com alguma privacidade, nunca se sabe quem estará ouvindo os “segredos corporativos”. Procure conversar com várias pessoas, se movimentar e ouvir os colegas. Tente manter os assuntos no nível informal, comentando sobre aquele filme, livros e jogos de futebol. Não é uma boa hora para divulgar o seu próximo projeto ou fofocar sobre a pauta da reunião do dia seguinte.

Aproveite a oportunidade para estreitar os relacionamentos e ser notado de maneira positiva. Dar motivos para comentários nunca é bom; cuide da sua reputação e não exagere na bebida e na comida. Não interessa o quanto foi divertida a noite anterior, o dia seguinte sempre chega, com os mesmos objetivos de carreira e responsabilidades. Evite a ressaca moral.


2 comentários:

  1. acredito que na maioria das vez seja hora extra...rssss
    http://mrblognews.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jarbas, com certeza estamos sendo avaliados em qualquer ambiente quando estamos com colegas de trabalho. Todo cuidado é pouco. Agradecemos o seu comentário!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.