É normal que todo funcionário, ao entrar em uma empresa, queira se
entrosar com os colegas e se aproximar das outras pessoas. A melhor
oportunidade para isso é a Happy Hour, aquele papo depois do expediente,
invariavelmente regado a chopp, caipirinha, vinho e até uísque. Este tipo de
networking, porém, está longe de ser somente entretenimento e pode ser uma armadilha.
Quem nunca trabalhou em
grandes empresas pode achar o máximo dividir a mesa do bar com o diretor ou presidente
da empresa. Estreitar o relacionamento com o chefe pode ser bom para a sua
carreira. Mas cruzar a linha tênue da boa convivência e virar parceiro de copo
já é outra história, e nem sempre acaba bem.
Você pode ficar tranquilo,
achando que não está mais no horário de trabalho e tá tudo liberado, mas saiba
que o seu chefe estará analisando você nos mínimos detalhes.
Muita calma nessa hora, principalmente no que diz respeito ao consumo de bebidas alcoólicas.
Normalmente
o álcool deixa as pessoas mais extrovertidas e não é raro virem à tona “aquelas
verdades”, que jamais seriam ditas em ambiente corporativo para os superiores e
colegas.
Lembre-se de que você vai ter que encarar todo mundo no dia seguinte,
e sóbrio.
Não é porque o chefe concordou em tomar um drinks com a equipe que ele virou seu amigo íntimo e vai gostar daqueles apelidos infames e beijo na careca. É preciso continuar respeitando a hierarquia da organização.
Para quem costuma se empolgar demais, é recomendável evitar a clássica dancinha sensual, principalmente em cima da mesa. Acredite; isso não costuma dar certo e ainda compromete a sua imagem. |
Escolha um lugar
com alguma privacidade, nunca se sabe quem estará ouvindo os “segredos corporativos”. Procure
conversar com várias pessoas, se movimentar e ouvir os colegas. Tente manter os
assuntos no nível informal, comentando sobre aquele filme, livros e jogos de futebol.
Não é uma boa hora para divulgar o seu próximo projeto ou fofocar sobre a pauta
da reunião do dia seguinte.
Aproveite a oportunidade para estreitar os relacionamentos e ser notado de
maneira positiva. Dar motivos para comentários nunca é bom; cuide da sua reputação e não exagere na bebida e na comida. Não interessa o
quanto foi divertida a noite anterior, o dia seguinte sempre chega, com os
mesmos objetivos de carreira e responsabilidades. Evite a ressaca moral.
acredito que na maioria das vez seja hora extra...rssss
ResponderExcluirhttp://mrblognews.blogspot.com.br/
Jarbas, com certeza estamos sendo avaliados em qualquer ambiente quando estamos com colegas de trabalho. Todo cuidado é pouco. Agradecemos o seu comentário!
Excluir