sábado
Você tem inteligência emocional para trabalhar?
A incapacidade de lidar com as emoções em ambiente profissional pode acabar com carreiras promissoras. Em seu livro sobre Inteligência Emocional, o autor Daniel Goleman destaca que nossa cultura exige muito do intelecto, relegando o lado emocional do indivíduo a um segundo plano.
Empresas e organizações são composta de pessoas, logo os conflitos são invitáveis. A forma como os funcionários expressam os sentimentos é considerada um competência social muito importante. Durante nossas atividades diárias enviamos sinais emocionais sempre que interagimos e estes sinais afetam as outras pessoas, a ponto de transferir e contagiar o outro. Basta alguém esboçar uma emoção e lá estamos nós imitando gestos e expressões corporais e, algumas vezes, se apropriando totalmente do estado de espírito.
Não se trata de ficar isolado o tempo todo, fingindo ser inabalável. Ao contrário, expressar as emoções positivamente melhora o clima organizacional e fortalece o sentimento de grupo. Muitas pessoas, porém, têm dificuldades em demonstrar empatia e acabam ficando rotulados como antissociais.
O fato é que a oscilação de humor ou falta de controle podem trazer prejuízos à sua carreira. Mesmo os profissionais mais qualificados devem estar atentos à receita com as 5 competências para gerenciar as emoções no trabalho:
1) Autoconhecimento - ria de si mesmo, tenha consciência de seus defeitos e falhas.
2) Automotivação - perceber o quanto as suas atividades estão relacionadas com os seus objetivos e valores, procurando aprender sempre.
3) Autogerenciamento - reflita: isto que está me tirando do sério neste momento terá importância daqui a uma hora, daqui a um dia, daqui a um mês?
4) Empatia - não julgue as pessoas, a verdadeira empatia consiste em colocar-se no lugar do outro e validar opiniões e pontos de vista contrários aos seus.
5) Habilidade Social - exerça a influência sobre os outros, praticando a influência positiva e assertiva.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.