Social Icons

quinta-feira

Aviso Prévio em caso de demissão. Como fica?



          Nada é para sempre. No mundo corporativo, principalmente, a dança das cadeiras nos cargos é um cenário cada vez mais comum. Se você foi demitido ou pretende pedir demissão, precisa estar atento aos cálculos de pagamento do aviso prévio.

          Este é o nome que se dá à comunicação antecipada de quebra de contrato de trabalho. Uma parte informa para a outra que deseja rescindir sem justa causa o vínculo empregatício, devendo ser, obrigatoriamente, formalizado em forma de documento. Fique atento aos tipos de acordos previstos na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho):

 Caso 1) DEMISSÃO SEM JUSTA CAUSA:

 AVISO PRÉVIO TRABALHADO - quando a empresa te manda embora e exige que você trabalhe pelos próximos 30 dias. Neste caso você pode escolher se prefere trabalhar duas horas a menos por dia ou se prefere deixar de trabalhar 7 dias corridos ao final do prazo legal.

AVISO PRÉVIO INDENIZADO - se a empresa demite e não exige que você trabalhe nos próximos 30 dias, você terá o salário correspondente incluído na rescisão contratual.


Caso 2) O EMPREGADO PEDE DEMISSÃO:

AVISO PRÉVIO TRABALHADO - quando o funcionário pede demissão e se propõe a trabalhar pelos próximos 30 dias. Quando este prazo terminar, o salário deste período será incluído nos cálculos da rescisão.

AVISO PRÉVIO DESCONTADO - o funcionário não pode ou não quer cumprir o aviso nos próximos 30 dias e não irá trabalhar nem mais um dia na empresa. Isto significa que a empresa pode multar o trabalhador, descontando até o limite de zerar a rescisão.

A EMPRESA NÃO DEIXA QUE VOCÊ CUMPRA O AVISO - caso a empresa não permita que você cumpra o aviso trabalhando, não há pagamento do período em dinheiro, mas também não pode haver cobrança de multa ao funcionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.